O programa Clássicos deste sábado (16/11) traz uma apresentação do Requiem de Guerra, de Benjamin Britten, gravado em 2012 com a Orquestra Sinfônica da Cidade de Birmingham sob a regência de Andris Nelsons. Vai ao ar às 21h30, na TV Cultura.
Depois de homenagear Giuseppe Verdi com vários concertos dedicados a sua obra, agora o Clássicos lembra o centenário de nascimento do compositor Benjamin Britten (1913-1976), um dos mais importantes nomes da música inglesa no século XX.
O primeiro programa em homenagem a Britten traz o Réquiem de Guerra do compositor numa versão muito especial. Cinquenta anos após sua estreia, a peça é reapresentada com o mesmo conjunto e no mesmo local de sua primeira audição. Assim, temos a Orquestra Sinfônica da Cidade de Birmingham – sob a regência do jovem e premiado Andris Nelsons – tocando no Coventry Cathedral. A igreja havia sido destruída por um bombardeio alemão no início da Segunda Guerra Mundial. Depois da guerra, uma nova catedral foi reerguida e Britten foi contratado para compor uma obra para a consagração do templo. Assim surgia o Réquiem de Guerra, que estreou em 1962. Esta meditação sobre a guerra tornou-se uma das grandes obras sinfônicas do século XX, além de um dos mais famosos apelos pela paz.
Além de Andris Nelsons e do Coro e Orquestra Sinfônica da Cidade de Birmingham, participam da récita a soprano Erin Wall, o tenor Mark Padmore e o barítono Hanno Müller.