Viver - Mundo Pet

O papel dos pets na redução do estresse, da depressão e ansiedade

31 de Janeiro de 2022

Cerca de 80% dos tutores afirmaram que a presença de pets em suas vidas os deixou menos solitários. Essa é a conclusão da pesquisa desenvolvida em 2019 pela Mars líder em nutrição e bem-estar animal, em parceria com a Human Animal Bond Research Institute, organização norte-americana que desenvolve e financia estudos sobre os efeitos positivos da interação entre humanos e animais na saúde física e mental. O estudo aponta o papel fundamental dos animais para a saúde emocional de toda a família e indica um dos motivos para o aumento no número de adoção de pets no início da pandemia, em 2021.

"Os animais têm um potencial muito grande de gerar interações benéficas, não só com o humano, mas entre humanos. Além de reduzir níveis de transtornos psicológicos, a ciência mostra que os pets podem fazer seus tutores desenvolverem habilidades socioemocionais importantes, como resiliência e empatia", afirma a veterinária Fernanda Duran, da Mars.

No Janeiro Branco, mês nacional de conscientização sobre a saúde mental, a Mars reforçou seu compromisso global em apoiar ações, campanhas e pesquisas que abordem os benefícios da relação humano-animal. Há 50 anos, a companhia mantém o Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM™, fundamental para nutrição e o bem-estar de animais.

"Temos a missão de fazer um mundo melhor para os pets, o que acaba proporcionando também inúmeros benefícios para o ser humano. Por isso, nos dedicamos em dar vida a ações que gerem ainda mais interações entre os animais de estimação e suas famílias, como incentivar cidades e empresas a serem pet friendly. Criamos e lideramos o Better Cities for Pets, um movimento global para fazer com que cidades e a sociedade despertem para a importância de sermos cada vez mais acolhedoras para eles”, diz Marcela Cerda, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Mars.

Descobertas científicas recentes sobre o benefício da relação humano-animal demonstram o aumento da conscientização das pessoas em relação a importância da companhia animal ou da terapia assistida por animais. Em 2019, uma pesquisa realizada pela Mars com a HABRI apontou que 1 em cada 4 tutores de animais declarou ter tomado a decisão de ter um pet ao reconhecer os benefícios desta relação para a saúde mental. O aumento de casos de adoção nos últimos anos no Brasil e a importância da companhia dos pets durante a pandemia da Covid-19 também reforçam os dados apresentados.

Comentários
Assista ao vídeo