Uma das mais recentes obras lançada pela PAULUS, oferece abordagem inovadora nos estudos historiográficos do antigo Israel. O autor, utilizando elementos teóricos da história cultural francesa e da pesquisa sobre as identidades, relata os processos, mecanismos e conflitos da construção e transformação da identidade do antigo Israel, desde suas origens até o final do século I D.C.
Uma história cultural de Israel, de Júlio Paulo Tavares Zabatiero, é resultado de seus vários anos de pesquisa e trabalho; não só dele, mas de vários de seus colegas e estudantes. “A motivação para escrevê-lo surgiu quando eu lecionava na Escola Superior de Teologia, onde coordenei um grupo de pesquisa sore a história do antigo Israel”, relata o autor.
Zabatiero acredita que a importância do antigo Israel, para as culturas ocidentais e para as religiões monoteístas atuais, demanda a contínua pesquisa em busca de compreensão ampla e mais adequada da presença do antigo Israel na atualidade.
Dividida em nove capítulos, a obra incorpora em suas discussões os debates mais recentes na pesquisa histórica sobre o antigo Israel, posicionando-se a respeito dos principais temas da atualidade.
Júlio Paulo Tavares Zabatiero é doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia, especializou-se em exegese e hermenêutica bíblicas na interpretação da Bíblia Hebraica. Atualmente, é professor da faculdade Unida de Vitória, onde coordena o Mestrado em Ciências das Religiões.