Viver - Saúde

Vida saudável: os segredos para conquistá-la

19 de Janeiro de 2022

Vida saudável

Hoje vamos falar sobre vida saudável e como conquistá-la. Afinal, a preocupação com a saúde nunca esteve tão em pauta quanto nos últimos anos.  De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, 35% dos brasileiros assumem como prioridade cuidar da saúde, outros 26% relatam ter como prioridade emagrecer e ou fazer exercícios. Assim como 24% das pessoas têm como prioridade aprender uma nova língua, 23% priorizam investir o dinheiro e 19% das pessoas priorizam comprar um automóvel. Essa nova perspectiva em relação à saúde, surgiu principalmente após a pandemia da COVID-19 , que vem alterando como os brasileiros e pessoas do mundo todo enxergam a sua relação com o trabalho exaustivo, noites mal dormidas e principalmente a sua relação com o próprio corpo.

Outro fato que chama bastante a atenção, é a maior incidência de doenças mentais. De acordo com um estudo feito pelo Instituto de Psicologia da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) os casos de depressão tiveram um aumento bastante significativo desde o início da quarentena. De acordo com dados coletados entre março e abril, o caso de pessoas com depressão aumentou de 4,2% para 8,0%. Assim como os casos de ansiedade, que tiveram um aumento de 8,7% para 14,9%.  O dado que mais chamou a atenção dos pesquisadores foi o fato de pessoas que precisam sair de casa para trabalhar durante a pandemia, tem adoecido mais mentalmente do que pessoas em isolamento, ao contrário do que muitos pensam.

Tudo isso, fez com que as pessoas começassem a implementar novos hábitos mais saudáveis em sua vida, para cuidar não somente do corpo, mas também da mente. Aliás ambos vivem em sincronia, por isso a importância de estabelecer uma rotina mais saudável para não sofrer reflexos negativos nem na saúde física e nem na mental. Por isso, este post traz dicas e informações importantes para quem procura por uma vida mais saudável.

Como ter um estilo de vida saudável?

Antes de qualquer atitude, é sempre importante procurar um médico qualificado ou profissional apto para auxiliar neste processo de transição para uma vida mais saudável, levando em consideração mudanças de hábitos. Afinal, cada ser humano tem uma particularidade e  necessidades diferentes. Fazendo com que uma receita não sirva para todos e até mesmo desempenhe o mesmo efeito positivo, podendo até mesmo causar graves problemas de saúde. Por isso, buscar a opinião de um especialista é sempre de suma importância.

Após consultar um especialista algumas mudanças podem ser  adicionadas a uma rotina:

  • Manter o peso - Segundo um estudo feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta nos Estados Unidos, publicado pela revista científica Preventing Chronic Disease, aproximadamente 168 mil mortes no Brasil por ano são atribuídas ao excesso de peso assim como à obesidade. Não é somente no Brasil, estimativas indicam que a obesidade é a segunda maior causa de morte no mundo. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade chega a matar mais do que a Aids, o câncer e até mesmo mais do que o crime e o trânsito. Por isso a importância de incluir no projeto de vida saudável um equilíbrio em relação ao peso corporal. Afinal, a perda de peso é prejudicial à saúde tanto quanto o sobrepeso. Daí a necessidade de procurar um médico que auxilie a manter este equilíbrio;
  • Dieta equilibrada - Ter uma dieta rica em nutrientes é fundamental para ajudar o nosso corpo e mente a funcionarem da melhor forma. A má alimentação é responsável por uma série de doenças que podem até levar a óbito. Como obesidade, gastrite, diabetes,  doença cardiovascular dentre outras problemáticas. Nesse caso, procurar a ajuda de um profissional nutricionista faz toda a diferença para que ele possa montar uma dieta personalizada para a necessidade do paciente.

Outras mudanças  recomendadas para uma vida saudável

Além das mudanças relatadas acima, outros hábitos podem ser adicionados a vida de uma pessoa que procura ter uma rotina mais saudável:

    • Exercícios Físicos - A prática de atividades físicas é um dos pilares mais importantes para conquistar uma vida mais saudável. Isso porque práticas que movimentam o corpo evitam doenças e melhoram até mesmo a disposição para a realização de atividades diárias. De acordo com um estudo publicado na revista PLOS one, pessoas que têm uma vida mais ativa, são mais felizes durante o dia. No entanto, a prática exagerada de exercícios físicos também pode causar danos à saúde. Por isso, procurar um especialista é sempre importante para manter o equilíbrio na hora de praticar exercícios, assim como em qualquer outra atividade. Dentre os benefícios dos exercícios físicos, podemos listar:

- Controla os níveis de colesterol;

- Melhora do desempenho cognitivo;

- Aliada no tratamento da depressão e ansiedade;

- Auxilia na redução de peso corporal;

- Redução do risco de AVC (Acidente vascular cerebral);

- Reduz as chances de ter diabetes, assim como, auxilia no controle;

-  Ajuda na circulação sanguínea.

Dentre outros benefícios.

  • Realize exames médicos regularmente -  Consultar um médico regularmente é de extrema importância para que ele possa solicitar exames específicos para a cada necessidade, prevenindo doenças que podem ter impactos mais graves se não forem descobertas e devidamente tratadas. Por isso, a importância de consultar um médico e fazer um check up;
  • Disciplina para manter os hábitos saudáveis - A constância é essencial para que o corpo se acostume com a nova rotina e os impactos positivos sejam notados. Definir horários, montar cardápios para a semana e até mesmo deixar as refeições já preparadas para quem tem uma rotina corrida, podem ser alternativas que ajudarão na hora de manter uma sequência de atividades benéficas para o corpo, garantindo uma vida mais saudável.

A importância de atividades físicas para uma vida saudável

Realizar atividades físicas garante inúmeros benefícios que fazem toda a diferença para ter uma vida mais saudável. Não somente impactos físicos positivos são diagnosticados no corpo humano, mas também mentais. Isso porque praticar atividades físicas regularmente é capaz de diminuir os níveis de ansiedade, assim como também melhora a  capacidade cognitiva. De acordo com estudos, atividades físicas são capazes de diminuir os riscos de depressão, além de auxiliar no tratamento do mal de Alzheimer, reduzindo a perda cognitiva.

De acordo com uma pesquisa realizada com 29 países pela Ipsos, o Brasil é um dos países que tem a menor taxa em relação a prática de exercícios físicos, o que é preocupante. De acordo com o IBGE, 40,3% dos adultos são considerados sedentários no Brasil. A respeito deste cenário também é importante dizer que pessoas sedentárias podem ou não sofrer de obesidade. Segundo um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Cambridge, localizada na Inglaterra, constatou-se que a morte de uma pessoa sedentária, não tem necessariamente relação com o seu peso. Ou seja, pessoas magras que são sedentárias, têm mais chances de morrer por conta de um problema de saúde, do que pessoas obesas que se exercitam.

O sedentarismo pode afetar a saúde de várias formas:

  • Saúde mental - Não somente a saúde física do corpo pode ser afetada pelo sedentarismo, a saúde mental também pode sofrer com doenças como depressão, estresse  e ansiedade. Isso acontece porque os exercícios físicos ajudam o corpo a produzir substâncias essenciais como a endorfina, que estimula a sensação de bem-estar;
  • Osteoporose - Quando os músculos não são estimulados, o corpo fica vulnerável a sofrer doenças como a osteoporose, que gera o enfraquecimento dos ossos, assim como a perda de minerais importantes. Pessoas que já sofrem da doença, em alguns casos, também tem como recomendação médica a prática de exercícios físicos para melhorar a qualidade de vida. No entanto, é sempre importante ter a recomendação de um profissional especializado para auxiliar no tratamento;
  • Doenças do coração - Mais do que a obesidade, o sedentarismo é um dos principais motivos da ocorrência de doenças cardiovasculares. Logo, o sedentarismo pode matar duas vezes mais do que a obesidade. Além do mais, a pressão alta é um dos fatores de risco mais importantes que acomete as artérias do coração. Dentre os tratamentos indicados pelos médicos para regular a pressão arterial, está a prática de exercícios físicos. É claro que o tratamento pode variar de paciente para paciente, sempre havendo a necessidade de procurar um médico especialista.

Além desses exemplos, o sedentarismo pode impactar a saúde física e mental de várias outras formas. Portanto, todo o esforço para manter uma vida saudável, é de suma importância, principalmente quando o assunto é qualidade de vida.

O sono

É comum que por conta da grande demanda de trabalho, estudo e até  mesmo pela rotina familiar com os filhos, por exemplo, as pessoas percam noites de sono ou durmam poucas horas. No entanto, é durante o sono que o organismo exerce funções que revigoram o corpo para um novo dia que está por vir. Durante o sono passamos por quatro fases:

  • Estágio 1 - Essa primeira fase do sono é a que dura menos tempo, tendo uma duração de 1 a 5 minutos. Neste momento o corpo fica em estado de vigília (acordado), começando a entrar na fase de transição entre a vigília e o sono. Este, é caracterizado como um sono leve. A respiração, assim como a movimentação dos olhos e os batimentos cardíacos ficam lentos;
  • Estágio 2 - Antes do corpo entrar em um sono mais profundo, ele passa pelo estágio 2. O movimento dos olhos cessa, assim como a temperatura corporal diminui. A atividade das ondas cerebrais, também diminui. No entanto, breves surtos de atividade elétrica distinta ainda acontecem. Ajudando que o sono continue, sem estímulos externos que  façam com que a pessoa desperte;
  • Estágio 3 - Esta é uma das fases mais importantes para garantir disposição ao acordar. Ela pode durar entre 20 a 40 minutos na primeira metade da noite. Este estágio também acontece em períodos mais curtos. Acordar por algum barulho ou outro fator externo é mais difícil nesta fase, já que as ondas cerebrais ficam ainda mais lentas;
  • O sono REM - Durante esta fase os sonhos costumam ser mais intensos. O sonho REM pode durar entre 10 a 60 minutos, e só ocorre após cerca de 90 minutos dormindo, repetindo várias vezes durante o período de sono. As ondas cerebrais são parecidas com as de quando o corpo está acordado. A pressão arterial e a frequência cardíaca aumentam para níveis que chegam próximo ao estado de vigília, assim como a respiração se torna mais irregular e rápida.

Para ter uma noite de sono tranquila, alguns detalhes podem fazer toda a diferença:

  • Roupas confortáveis - É imprescindível escolher uma roupa de dormir confortável. Optar por modelos mais soltos no corpo, assim como escolher tecidos de qualidade como de uma camisola de renda, é fundamental para não ter nem um tipo de incômodo durante a noite;
  • Horário - Em média, o corpo humano precisa de 8 a 9 horas de sono para acordar disposto no dia seguinte. Durante este período o corpo descansa e se "regenera" para um novo dia, sendo essencial para o cérebro e outra necessidades fisiológicas;
  • Exercícios Físicos - A prática de exercícios físicos, faz com que o corpo gaste mais energia, logo, a necessidade de descanso durante a noite aumenta.

Caso surja alguma dificuldade para dormir, procurar um médico é sempre importante para avaliar uma possível disfunção.

Comentários
Assista ao vídeo