Notícias -

Milhares de peixes e águas-vivas apareceram mortos na praia do Laranjal em Pelotas-RS

12 de Janeiro de 2022

Milhares de peixes mortos apareceram na faixa de areia da praia do Laranjal, em Pelotas, no Rio Grande do Sul, entre domingo (9) e segunda-feira (10). Não há exatidão no número de animais, mas eles cobriam uma área de 4 km da praia

Foto: Divulgação

De acordo com o comandante dos guarda-vidas em Pelotas e São Lourenço do Sul, tenente Maurício Kerchirne, muitos já estavam entrando em estado de decomposição, exalando um odor desagradável.

Ainda não há confirmações sobre a causa da morte dos animais, mas o tenente afirma ter duas possibilidades. Os peixes podem ter sido largados na lagoa após pesca de arrasto por alguma embarcação clandestina ou então, ficaram presos em alguma enseada após o vento empurrar de volta a água salgada para o mar.

Segundo o site Costa Norte, a praia do Laranjal fica em uma lagoa que tem conexão com o oceano e além dos peixes, da espécie corvina, também haviam águas-vivas mortas. Embora só tenham aparecido na beira da praia agora, os peixes estariam mortos há mais tempo.

A Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) divulgou que por ora a possibilidade é de ser uma ocorrência natural provocada pela alteração da condição da água do mar em relação à Lagoa dos Patos e associada ao vento.

Comentários
Assista ao vídeo