Um homem de 71 anos estava limpando a neve em sua garagem quando sofreu uma parada cardíaca. No entanto, um drone com desfibrilador chegou em três minutos no local e ajudou a salvar a vida dele.
O caso aconteceu na cidade de Trollhättan, na Suécia e o equipamento foi enviado pelo serviço de Entrega Aérea Médica de Emergência (EMADE, na sigla em inglês).
O médico Mustafa Ali, que encontrou o paciente desmaiado, foi quem ligou para o serviço de emergência da cidade, que enviou o equipamento até o local.
“Esta é uma tecnologia verdadeiramente revolucionária que precisa ser implementada em toda parte”, diz o paciente que já se recuperou totalmente.
De acordo com a empresa responsável pelo drone, a Everdrone, essa é a primeira vez na história da medicina que esse tipo de equipamento desenvolve um papel crucial de salvar a vida de alguém.
“Este é um excelente exemplo do mundo real de como a tecnologia de drones de ponta da Everdrone, totalmente integrada ao despacho de emergência, pode minimizar o tempo de acesso a equipamentos DEA que salvam vidas”, diz o CEO da empresa, Mats Sällström.
![]() |
(Foto: Divulgação/Everdrone |