A Volkswagen do Brasil acaba de completar a marca histórica de 1 milhão de unidades da pick-up Saveiro produzidas no Brasil. Com 60.374 unidades de janeiro a outubro de 2013, a pick-up é o modelo mais vendido da marca no segmento de comerciais leves. Nos dez primeiros meses de 2013, as vendas da Volkswagen cresceram 9% nesse segmento na comparação com o mesmo período de 2012. Um índice que superou a evolução da própria indústria no segmento, que foi de 5% no mesmo período.
“Este ano lançamos a Nova Saveiro que chegou para fortalecer a nossa participação no segmento de comerciais leves. Com um novo design a pick-up está agora alinhada aos demais integrantes da família Gol e com mais inovações tecnológicas exclusivas em seu segmento de mercado. A principal delas é a nova arquitetura eletrônica, que permitiu a utilização de novos recursos de segurança, conforto e tecnologia inéditos na categoria”, destaca o presidente da Volkswagen do Brasil Thomas Schmal
Nova Saveiro Linha 2014
Em abril deste ano, a Saveiro ganhou novo visual na linha 2014, com diversas modificações, alinhando o modelo com os demais integrantes da família Gol e com a linguagem global de design da marca Volkswagen. Ao mesmo tempo, a Nova Saveiro recebeu mais itens de série e inovações tecnológicas exclusivas em seu segmento de mercado.
Entre as mudanças visuais mais importantes está o novo para-choque dianteiro, que reforça a imagem de robustez do veículo. Também completamente novos são o capô e os para-lamas dianteiros, e as grades oferecidas nas diversas versões, todos os detalhes exclusivos do utilitário.
A Nova Saveiro está disponível nas versões de entrada, com cabines simples ou estendida; além das versões Trooper e da Cross, ambas com cabine estendida.
Nova armação
O lançamento da Nova Saveiro criou uma demanda superior que resultou em um investimento de R$ 250 milhões para a construção de uma área de Armação exclusiva para o modelo. A nova Armação (onde são montadas e soldadas as carrocerias) já está em operação na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
Com a mais alta tecnologia disponível na indústria automotiva mundial, a Armação da Nova Saveiro é a mais avançada da Volkswagen do Brasil, com o mesmo nível tecnológico da linha onde é produzido o Novo Golf, em Wolfsburg, na Alemanha.
Saveiro, 31 anos do trabalho ao lazer
Lançada em 1982 nas versões S e LS, a pick-up Saveiro foi o último modelo a integrar a família Gol. Desenvolvida com o objetivo de transportar cargas nas cidades e rodovias, tornou-se também um veículo diferenciado para o esporte e o lazer. O nome foi inspirado em uma embarcação que transporta passageiro e carga, fazendo jus à funcionalidade do carro.
Em seu lançamento, a Saveiro era equipada com motor refrigerado a ar de quatro cilindros contrapostos horizontais, com 1.600 cm³, e câmbio de quatro marchas. Em 1985, ganhou o primeiro motor com arrefecimento líquido, também com 1.600 cm³, com quatro cilindros em linha, com câmbio manual de cinco marchas.
Em 1987 passou a ter três novos modelos: C, CL e GL e em 1991 ganhou a janela traseira deslizante. Entre 1989 e 1991, a Saveiro teve uma versão movida a diesel que foi bem acolhida, porém deixou de ser fabricada por causa da mudança da legislação, que restringiu o uso do diesel.
Em 1997, recebeu a injeção de combustível eletrônica multiponto, melhorando o consumo e reduzindo as emissões de poluentes. Em 1999, chegaram os airbags, importante item de segurança, e a disponibilidade de ar-condicionado para todas as versões.
A 4ª geração chegou em 2006. Totalmente renovada, baseada no Novo Gol, a quinta geração da Saveiro chegou em 2009, com o motor EA111 1.6 VHT montado transversalmente e a transmissão MQ200. Nessa nova geração o modelo passou a oferecer também carroceria com cabine estendida.
Carreira Internacional
A exportação da Saveiro começou no mesmo ano do seu lançamento (1982). Hoje, é o 5º mais exportado da marca com um total de 171.410 unidades em toda história, para 62 mercados.