Do ponto de vista psicológico, tons quentes estimulam a alegria, descontração e vivacidade
Se você almeja se vestir com estilo, é fundamental entender o significado das cores ao montar o seu look. Durante o processo de criação de uma peça de roupa, estilistas profissionais consideram a psicologia das cores, um estudo aprofundado sobre como o cérebro humano identifica as tonalidades existentes e as transforma em sensações ou emoções.
De maneira simplificada, as cores podem ser divididas entre quentes e frias: “as quentes transmitem sensação de calor, porque estão associadas ao sol, ao fogo e ao sangue” explica Juliana Cunha, digital influencer e especialista em moda. “Essas tonalidades combinam com o verão e também estimulam sentimentos como a alegria, descontração e a vivacidade”, afirma.
No grupo das cores quentes estão o vermelho, o amarelo e laranja, tonalidades que lembram a luz solar e o calor. Em contrapartida, roxo, azul e verde são consideradas frias, associadas ao céu, natureza e sensação de calma. Além da moda, profissionais de design, arquitetura e marketing também usam a teoria das cores para criar produtos bonitos e que realmente cativam a atenção das pessoas.
Agora que você sabe essa classificação, será mais fácil montar um visual com a combinação perfeita: “entender um pouco da complexidade das cores é fundamental para escolher looks que realmente combinam! Outra vantagem é poder atribuir um significado mais profundo para o que você veste”, constata a especialista em moda Juliana Cunha.
Formada em Direito pelo UniCEUB, no Distrito Federal, pós-graduanda em Direito do Trabalho pela mesma instituição e atuante na área jurídica do Governo do Distrito Federal, Juliana Cunha nasceu em uma família tradicionalmente jurídica em Brasília. Apesar do caminho aparentemente natural para os tribunais, seu reconhecimento na sociedade cresce exponencialmente pela sua segunda paixão: influenciar pessoas.
Sua expertise como formadora de opinião a levou para a profissão de digital influencer, o que não é apenas sua fonte de renda, mas algo que ela faz com prazer ao compartilhar com seus seguidores dicas que vão desde conteúdos de moda e lifestyle à gastronomia. Filantrópica, Juliana Cunha também realiza ações sociais em abrigos e comunidades carentes do Distrito Federal há anos.
No universo fashion, já representou grandes marcas e agências em Brasília e São Paulo através de eventos, desfiles e participações em veículos de comunicação. Entre os destaques estão seus trabalhos com parceiros como Jeep, Desinchá, Nubank, Skelt Cosméticos, Schutz, Ame Digital e NordNails.