Viver - Saúde

Exagerou no consumo de álcool no fim de ano?

11 de Janeiro de 2022

Especialista explica quais são os riscos para a saúde vascular

Foto: Freepik

Você sabia que o excesso do consumo de álcool, comidas e doces podem trazer riscos para a saúde vascular? Esse comportamento, principalmente em temporada de festas, resulta na sobrecarga do metabolismo em geral.

Segundo a Dra. Fátima El Hajj, cirurgiã vascular, o excesso de bebida alcoólica leva a uma desidratação importante no organismo, o que pode causar hipertensão arterial, tromboses e até miocardiopatia dilatada.

“Normalmente, esse abuso alcoólico é acompanhado de muito sal e açúcar, então existem grandes malefícios com esses excessos”, reforça a cirurgiã vascular.

Nesse período do ano temos um fator complicador que é o calor, o represamento de sangue nos membros inferiores é muito maior em temperaturas mais altas, pois os vãos ficam mais dilatados, virando um potencial patologia a se tratar.

O recomendado pela especialista é passar por um período de abstinência de álcool, investir na hidratação, exercício físico, sair do sedentarismo e recuperar o peso normal. Quem não cometeu muitos excessos, mas quer boas dicas vasculares, o primeiro passo é manter-se hidratado com no mínimo três litros de água ao dia, consumo de frutas e legumes frescos e escolher uma atividade física.

“Quem não abre mão do álcool de forma alguma, o tolerado são dois dedos de taça de vinho tinto, que é rico em resveratrol, um antioxidante potente e que tem sim um efeito benéfico na circulação, qualquer outra bebida alcoólica só tem malefício mesmo”, finaliza Dra. Fátima El Hajj.

Fonte:

Dra. Fátima El Hajj, Cirurgiã Vascular.

@vascularium.institute

Comentários
Assista ao vídeo