Viver - Saúde

A importância da profilaxia dental para manter a saúde bucal: Milhões de brasileiros perderam dentes

3 de Janeiro de 2022

Conheça o método GBT, protocolo de profilaxia dental que garante resultados eficientes com maior conforto aos pacientes e auxilia no combate à odontofobia

Foto: Pixabay

Já dizia um velho ditado: cabelo e sorriso são a porta de entrada de qualquer pessoa. Não dá para negar que um sorriso bonito, branquinho e bem alinhado impressiona. Mas, a boca e os dentes têm um papel muito além da manutenção da autoestima e autoconfiança, são uma questão de saúde. A Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo IBGE e divulgada em 2020, constatou que 34 milhões de brasileiros, acima dos 18 anos, perderam 13 dentes ou mais, e apenas 12,9% têm acesso a um plano odontológico. Além disso, a ansiedade para ir ao dentista por medo dos procedimentos tem se tornado cada vez mais comum. Uma pesquisa realizada pela British Dental Health Foundation estima que 9 a 15% da população estadunidense deixa de ir ao dentista devido à odontofobia. Por isso, investir em métodos não invasivos e que proporcionem conforto e segurança ao paciente é fundamental.

Há 60 anos a Clínica Volponi Carvalho Odontologia, situada na cidade de São Paulo, tem trabalhado para cuidar da saúde bucal dos seus pacientes. O consultório é um negócio de família, e está caminhando para a terceira geração de profissionais como membros da equipe. Foi fundada por José Cássio Marques Carvalho, que faleceu cedo e deixou o negócio sob a administração da esposa. Hoje, seu filho Cássio Volponi Carvalho, com os seus 26 anos de experiência, é o responsável pelo espaço que atende em todas as áreas da saúde bucal.

Para ter uma odontologia de excelência existem dois pontos fundamentais. O primeiro é a capacitação dos profissionais, e o segundo investir em tecnologia para melhorar a qualidade dos tratamentos oferecidos e dar mais conforto aos pacientes. "Estamos sempre investindo em tudo que possa favorecer o tratamento dos nossos pacientes. Hoje trabalhamos com diversas tecnologias como odontologia digital, impressora 3D, microscopia, raio X digital, anestesia computadorizada, AirFlow, entre outros" explica Carvalho.

Para atuar como dentista é necessário muito estudo e dedicação. Além dos 4 anos de faculdade, muitas vezes em tempo integral, os profissionais precisam se atualizar constantemente no que há de avanços científicos e inovações tecnológicas no mercado odontológico para melhorar a eficiência de seus tratamentos. "É necessário muita capacitação técnica para atuar da melhor forma com o paciente. É importante ressaltar a profissão como uma área da saúde, e não com o foco apenas na parte estética dos dentes. A missão do profissional é cuidar da saúde dos pacientes, afinal a saúde começa pela boca", afirma Carvalho.

Para ter uma boa saúde bucal são necessários cuidados básicos, sendo alguns diários. Uma boa escovação, uso do fio dental e a gestão da alimentação são a recomendação para manter a boca e os dentes saudáveis. Quando a higiene bucal não é bem-feita, o paciente enfrenta consequências desagradáveis como gengivite, cáries, doenças periodontais com perda óssea e a perda do elemento dentário.

Além dos cuidados básicos com a higiene, visitas regulares ao dentista para controles periódicos, são fundamentais para auxiliar na promoção de saúde bucal. Nestes controles, são realizadas profilaxias, que consistem em um procedimento que tem como objetivo manter a saúde da boca, dentes e periodonto. "É fundamental a profilaxia com intervalos periódicos pré-determinados pelo dentista. É o momento em que se pode verificar a saúde bucal e diagnosticar doenças em estágios precoces, promovendo tratamentos mais conservadores. O foco principal quando se fala em saúde é a prevenção, se não ao invés de manter a saúde, estará sempre cuidando de doenças", conta o dentista.

Em seu consultório, Cássio Volponi Carvalho utiliza o método GBT (Guided Biofilm Therapy), da EMS , Electro Medical Systems. O protocolo foi lançado há cinco anos na Europa, e tem como principal objetivo oferecer um tratamento suave e eficaz. Com foco na eficiência dos resultados e no conforto dos pacientes, remove o biofilme dental de forma confortável, prevenindo diversas doenças e identificando o local exato em que a limpeza precisa acontecer. "Quando a EMS começou com esse equipamento eu fiquei um tempo com ele no consultório e fiz uma experiência com o método. Eu já fazia um questionário com meus pacientes para analisar a qualidade de vida, conforto e agilidade. Após usar o método GBT, fiz o questionário novamente para avaliar a eficiência do tratamento. De forma geral todos notaram a diferença. Nos que apresentavam maior sensibilidade dentária a mudança foi significativa, o conforto que o equipamento traz é muito grande", afirma.

Além de mais conforto, é possível notar vantagens também do ponto de vista técnico. Facilita a identificação de locais que necessitam de mais limpeza, orientando tanto o profissional dentista como o paciente. "O fato de você fazer a sequência da GBT desde a evidenciação do biofilme, facilita a orientação do paciente. O evidenciador preconizado pelo método GBT permite identificar em cores diferentes o biofilme mais recente e mais antigo demonstrando onde precisa melhorar a higienização. Enquanto para o profissional, facilita a profilaxia direcionada", afirma o profissional.

Comentários
Assista ao vídeo