A prova disputada nos 2.919 metros do anel externo do Autódromo de Brasília sempre reserva emoções à parte no Circuito Nova Schin Stock Car. Foi assim no ano passado, com a vitória de Max Wilson, que o manteve na briga pelo seu segundo título, depois conquistado por Cacá Bueno. Desta vez não será diferente no domingo, pois sete pilotos se mantêm na briga pela conquista mais importante do automobilismo brasileiro e vários outros estarão na luta pela vitória no veloz traçado da Capital Federal. Assim, mais uma vez a corrida, marcada para começar às 11 horas, terá muita adrenalina nos 40 minutos mais uma volta.
Até agora estão na disputa o líder Daniel Serra, que busca inédito título, o segundo colocado na classificação geral Thiago Camilo, outro que nunca se sagrou campeão, os terceiros, o pentacampeão Cacá Bueno e o campeão de 2008 Ricardo Maurício, o quarto Valdeno Brito, Max Wilson, campeão de 2010, e Marcos Gomes. Todos esses possuem condições matemáticas de desembarcar em Interlagos, no dia 15 de dezembro, na disputa.
Filho do tricampeão da Stock Car Chico Serra, Daniel tem 172 pontos, Thiago Camilo, 161, Cacá e Ricardinho estão empatados com 160, Valdeno Brito (120), Max Wilson (117) e Marcos Gomes (102). Destes que disputam o título, somente Max e Valdeno, primeiro ganhador da Corrida do Milhão (2008), ainda não venceram na temporada. Serrinha subiu no lugar mais alto do pódio três vezes: na primeira corrida realizada em Curitiba, em Tarumã e no Velopark. Camilo venceu nas ruas de Ribeirão Preto, Cacá ganhou em Interlagos e na primeira de Brasília e Ricardinho acabou na frente no circuito de rua do Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.
Enquanto os dois primeiros na classificação geral (Daniel e Thiago) nunca ganharam na pista da Capital Federal, Cacá tem três vitórias (2005, 2010 e 2013) Valdeno ganhou em 2011, Max em 2012 e Ricardinho duas vezes, ambas em 2008. Marcos Gomes é outro ainda sem vitória neste traçado. Quem pode colocar mais fogo nessa disputa é Allam Khodair, que tem o histórico de duas vitórias em Brasília, ambas em 2009. Átila Abreu, primeiro em Curitiba, na última etapa, também quer colocar em seu currículo outro bom resultado na tradicional pista.
Além dessa briga pelo título, muita gente tentará fazer o melhor possível para renovar contrato para a próxima temporada, pois quando terminar a 11ª etapa restará somente a última, no templo do automobilismo brasileiro, para encerrar 2013 e acertar acordos com patrocinadores para o ano que vem, quando a Stock Car completará 35 anos ininterruptos.
Na Corrida do Milhão, dia 15 de dezembro nos 4.314 metros do seletivo traçado paulistano, a tensão cresce, pois além da vitória e da disputa pelo título estará em jogo o maior prêmio do esporte brasileiro: R$ 1 milhão ao vencedor. Entre os garantidos a chegar na briga para ser campeão estão os três vitoriosos na lucrativa etapa. O maior ganhador da prova é Thiago Camilo, que levou a bolada em 2011 e 2012, enquanto Ricardo Maurício conquistou em 2010. Valdeno Brito foi o primeiro vencedor, em 2008.
A novidade neste penúltima etapa é a estreia do piloto Lucas Foresti. Natural de Brasília, ele fará sua primeira corrida na principal e mais tradicional categoria do automobilismo brasileiro.
O primeiro treino do final de semana está marcado para sexta-feira a partir das 16 horas, com os carros divididos em dois grupos com 40 minutos de prática para cada um. Antes, das 15h45 às 15h55, será realizado o shake down, com os carros tendo, obrigatoriamente, de passar por dentro dos boxes. No sábado acontece um treino livre pela manhã, com início às 10h30 e depois o classificatório, às 15 horas, para definir o grid de largada da penúltima prova da temporada.