Viver - Saúde

5 mitos e verdades sobre a infertilidade masculina

16 de Dezembro de 2021

O médico da Cínica Origen de Medicina Reprodutiva, dr. Marcos Sampaio, fala sobre as principais causas e sintomas do problema nos homens

Muito se fala sobre causas e tratamentos da infertilidade feminina, enquanto a infertilidade masculina, também muito comum, ainda gera inúmeras dúvidas. Para esclarecê-las, o médico ginecologista da Clínica Origen de Medicina Reprodutiva, dr. Marcos Sampaio, falou os principais mitos e verdades envolvendo o problema nos homens. Confira!

  • A Infertilidade acomete mais as mulheres que os homens

Mito. Embora este seja o pensamento da maioria da população, a verdade é que ambos contribuem igualmente para os casos.

  • A varicocele é a única causa da infertilidade masculina

Mito. A varicocele- doença que causa a dilatação dos vasos venosos responsáveis por drenar o sangue que chega aos testículos- é sim a causa mais comum da infertilidade masculina, mas não a única. Os sintomas mais recorrentes da doença são as veias visíveis na região dos testículos e a assimetria no tamanho dos testículos. Todavia, a dor e sensibilidade nos testículos e a vermelhidão e/ou inchaço no escroto são sintomas de outra doença: a epididimite, que á a inflamação nos epidídimos, pequenos canais que armazenam e transportam os espermatozoides. Os homens também precisam ficar atentos a outros sinais, como sangue na urina e/ou no sêmen, ardência e dor ao urinar, secreção no pênis, vontade frequente de urinar, dor na relação sexual ou durante a ejaculação.

Já os sintomas urinários, como dor ou dificuldade na micção, podem indicar prostatite, que é inflamação na próstata, enquanto a ejaculação e/ou urina com sangue podem indicar orquite. São sinais de alerta, de que o homem deve procurar ajuda médica, assim como a ausência de ejaculação.

  • O espermograma é a forma mais eficaz de diagnosticar a infertilidade masculina

Verdade. A infertilidade masculina é frequentemente definida pela existência de alterações nos parâmetros seminais diagnosticadas através de um exame de espermograma. Mas, apesar do espermograma ser o exame disponível mais utilizado na prática clínica, os parâmetros seminais avaliados possuem limitações relacionadas à etiologia da disfunção espermática assim como na determinação da sua capacidade de fertilização.

  • Infecções genitais também podem causar a infertilidade

Verdade. Algumas infecções genitais podem ser severas a ponto de comprometer o sistema reprodutor do homem.

  • Não há tratamento para a infertilidade masculina

Mito. Felizmente existe tratamento, que pode ser clínico ou cirúrgico.  Só o médico poderá indicar o melhor para cada caso. Quando nenhuma dessas duas terapêuticas resulta na restauração da fertilidade, ou quando elas não são possíveis, existe, ainda, a possibilidade de recorrer às técnicas de reprodução assistida.

Nos casos de infertilidade masculina, é mais comum que a indicação seja a de realizar uma fertilização in vitro (FIV). Essa é a técnica de reprodução assistida mais complexa que existe hoje, pois a fertilização é realizada em laboratório com os gametas coletados do casal. Isso torna o tratamento altamente especializado e proporciona as melhores taxas de sucesso.

A manipulação dos gametas em laboratório permite que sejam utilizadas técnicas complementares, bastante importantes em caso de infertilidade masculina. Entre essas técnicas complementares está a injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI), na qual um único gameta masculino é injetado dentro de um óvulo, favorecendo a fecundação. Além disso, em casos de azoospermia, é possível utilizar técnicas que extraem os espermatozoides diretamente dos testículos ou dos epidídimos. Antes de iniciar qualquer tratamento, porém, é fundamental investigar a causa da infertilidade, para que seja indicada a técnica mais adequada para o seu caso. Para isso, o homem deve estar sempre atento aos sintomas que podem indicar infertilidade masculina

Comentários
Assista ao vídeo