Colunistas - Rodolfo Bonventti

Obra de Jorge Amado sobre a cultura negra no Brasil vira minissérie premiada

14 de Dezembro de 2021

Em julho de 1985, a TV Globo levou ao ar a minissérie “Tenda dos Milagres”, baseada em romance homônimo de Jorge Amado, que conta a história de Pedro Arcanjo e a sua luta pela preservação e difusão da cultura negra na Bahia e no Brasil.

Cláudio Marzo em cena de Tenda dos Milagres de 1985. | Foto: Reprodução

Totalmente gravada em Salvador e na cidade de Cachoeira, na Bahia, a minissérie teve uma produção esmerada de reconstituição de época, pois se passava nos anos 1930, com belos figurinos e cenários e uma pesquisa forte e precisa sobre os rituais do candomblé e a sua importância na cultura negra.

Com 30 capítulos, e a direção precisa de Paulo Afonso Grisolli, Ignácio Coqueiro e Maurício Farias, a minissérie escrita por Aguinaldo Silva e Regina Braga teve uma trilha sonora especialmente produzida por Guto Graça Mello.

Nelson Xavier fez um belíssimo trabalho vivendo Pedro Arcanjo, que segundo os seus orixás, tinha a missão de ser a luz do povo negro da Bahia. Ao lado dele, outro brilhante desempenho, o da veterana Chica Xavier, que fazia a mão de santo Magé Bassã, responsável por guiar todas as ações de Pedro Arcanjo.

“Tenda dos Milagres” foi uma das primeiras produções da TV Globo a ser premiada no exterior. Ela foi vencedora, em 1986, do Prêmio Ondas, concedido anualmente pela Sociedade Espanhola de Rádio e Televisão.

Além disso, a minissérie foi vendida pela Rede Globo de Televisão para cerca de 15 países, entre eles Argentina, Bolívia, Colômbia, Cuba, França, Portugal e Uruguai, entre outros.

Tenda dos Milagres DVD

Um romance inter-racial entre uma jovem branca de família de boa posição social, Luisa, interpretada por Julia Lemmertz com muita delicadeza, e um negro que tenta romper os preconceitos e estudar, Damião, bom trabalho do ator Joel Silva, foi um dos principais destaques da minissérie.

O elenco teve ainda outros grandes destaques como Oswaldo Loureiro vivendo o grande vilão da trama, o racista médico Nilo Argolo; Tânia Alves como a jornalista Ana Mercedes; Milton Gonçalves no papel de Lídio Corró, o fiel amigo de Pedro Arcanjo; Francisco Milani como o inescrupuloso delegado Mata Negros e Dhu Moraes que viveu a bela e envolvente Rosa de Oxalá, que se apaixona por Pedro Arcanjo.

Dhu Moraes e Milton Gonçalves em Tenda dos Milagres de 1985. | Foto: Reprodução

No grande elenco ainda estavam Cláudio Marzo, Maria Isabel de Lizandra, Solange Couto, Daniel Dantas, Nicette Bruno, Gracindo Junior, Rodrigo Santiago, Yara Côrtes, Tony Tornado, Cláudio Mamberti, João Acaiabe, Ângela Leal, Tânia Bôscoli, Antonio Pompeo, Jorge Coutinho, Thais de Campos, Zenaide, Antonio Pitanga, Miriam Pires, Othon Bastos, Wellington Botelho, Louise Cardoso, Mário Lago, Edyr de Castro, Emiliano Queiroz e Ivan Cândido.

Confira mais imagens na Galeria de Fotos abaixo:

Comentários
Assista ao vídeo