Para disponibilizar aos produtores as mais eficientes ferramentas para o manejo e controle da irrigação, Lindsay reforça e amplia parceria com seus distribuidores que são os responsáveis pelo planejamento e execução dos projetos nas fazendas
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com território de 851,487 milhões de hectares, o Brasil tem um total de 5.073.324 estabelecimentos agropecuários, que ocupam uma área total de 351,289 milhões de ha, ou seja, cerca de 41% da área total do país. Diante desta enorme área de extensão continental, o maior desafio hoje das agroindústrias e fabricantes de equipamentos é estar próximo e presente no dia a dia das fazendas de seus clientes.
Para estreitar cada vez mais essa distância, a Lindsay, empresa fabricante de pivôs e sistemas de irrigação, tem apostado na força de um importante canal: a distribuição. Por meio desses parceiros disponibiliza para um número maior de produtores suas soluções tecnológicas. Segundo Cristiano Trevizam, diretor de vendas, hoje os distribuidores da companhia vão muito além do contato comercial e venda de equipamentos, e se tornaram verdadeiros desenvolvedores de projetos de irrigação. “O distribuidor é sem dúvida parte importante, pois 50% do sucesso do nosso negócio é a estrutura do pivô e sua qualidade e os outros 50% é seu projeto e montagem, e por isso ter bons distribuidores é fundamental na nossa estratégia”, diz.
Neste ano a Lindsay ampliou sua presença no campo principalmente no Centro-Oeste e também na próspera região do Matopiba e para isso procurou novos parceiros. “Nossa busca por novos distribuidores é uma estratégia de melhorar a cobertura de região, pois os nossos clientes agricultores precisam ter um distribuidor próximo. Se o equipamento falha é preciso uma resposta rápida e caso contrário ele pode ter uma perda significativa na produtividade”, reforça Trevizam.
Uma das revendas Zimmatic by Lindsay, alinhada com a proposta da companhia de disponibilizar as soluções tecnológicas aos produtores é a Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação, com sede em Goiânia/GO, distribuidor Zimmatic e FieldNET. A revenda criou há pouco mais de um ano a CAP – Central de Atendimento Pivot. O objetivo da ferramenta é atender o cliente irrigante em tempo real através dos dados gerados pelos equipamentos para direcionar e solucionar dúvidas e manutenções em menor tempo possível.
Através do contato via WhatsApp, o atendimento é realizado inicialmente de forma automática, podendo contribuir com a rápida resolução do problema. Como os pivôs possuem o FieldNET, pela central de atendimento é possível acessar o equipamento do cliente e verificar os parâmetros que estão fora da normalidade por meio de relatórios dos dados de aplicação. Caso o problema não seja solucionado remotamente, o atendimento é direcionado para um especialista para realizar as análises e os procedimentos.
De acordo com Enoque Pereira da Silva, especialista em irrigação e gerente FieldNET na Pivot, além da CAP que já é um grande sucesso no qual resolve 60% dos problemas dos agricultores de forma remota, agora a empresa vai disponibilizar aos produtores clientes conteúdos exclusivos para ajudar no cuidado e manutenção dos pivôs. Para esse projeto estão sendo produzidos uma série de vídeos para que o próprio produtor utilize esse conteúdo para treinar os seus funcionários. “É uma iniciativa que visa por filmagens ajudar a resolver pequenos problemas elétricos que podem ser feitos pela própria equipe da fazenda”, diz Silva.
Todos esses vídeos serão comercializados em uma plataforma, mas para os clientes da revenda, serão fornecidos gratuitamente, já a partir de janeiro de 2022. Entre os temas abordados, além dos princípios básicos de manutenção do pivô central, destaque para: o uso e a operação do FieldNET e manuseio do painel central.
Localização privilegiada
Para parte dos produtores do Sul do País, o suporte aos irrigantes, clientes da Lindsay é feito pela Sanchotene Agronegócios. A revenda que fica em Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, tem localização privilegiada o que garante rápido atendimento principalmente na metade sul do Estado.
De acordo com Marco Sanchotene, técnico em agropecuária e diretor da revenda, eles oferecem suporte via telefone durante sete dias na semana para atendimento ao cliente. “Por este canal, resolvemos pequenos problemas, este suporte também faz intervenções via FieldNET para identificar e solucionar problemas quando possível remotamente orientando o produtor ou enviando o técnico até a área", diz o diretor.
Ainda segundo Sanchotene, um dos diferenciais da revenda é ser o elo entre a fábrica e o produtor, e estar presente no seu dia a dia, conhecendo a realidade de cada um deles, suas lavouras, seus sistemas de irrigação. “Sem a revenda ele não teria esse suporte especializado. Hoje esse trabalho que fazemos junto aos agricultores garante um pós-venda e uma assistência técnica de qualidade, fazendo com que esse bom atendimento garanta que o cliente volte para novas compras”, ressalta.
Equipe preparada
Com a matriz em Baixa do Ribeiro, no Piauí, a Risa S/A é outro distribuidor importante parceiro da Lindsay. A revenda que já atua nos segmentos de máquinas, defensivos, fertilizantes, agricultura, logística, e trading, ampliou este ano o seu portfólio de soluções com a parceria da Lindsay.
Com lojas físicas nos estados de Piauí, Maranhão, a revenda também disponibiliza aos produtores destes dois estados e também do norte do Tocantins, toda a durabilidade, robustez e tecnologia dos sistemas de pivô Zimmatic e a inteligência e tecnologia avançada das ferramentas de gerenciamento remoto de irrigação com o FieldNET. “Nos últimos anos temos investido massivamente na formação do nosso time de colaboradores, pois se cuidados bem deles, com certeza eles cuidaram bem dos nossos clientes”, diz Aline Mangueira, gerente comercial da Risa.
Ainda segundo ela, as revendas cumprem o papel imprescindível no setor agro, pois desenvolvem o trabalho de melhoria para o campo através de parcerias para área de testes, buscando equipamentos e serviços que aumentem a qualidade produtiva no campo. “Com o acompanhamento diário do nosso time de força de vendas e técnicos, conseguimos ajudar os produtores nas dificuldades e assim buscamos melhorias contínuas”, finaliza Aline.