Índice Meu Crediário aponta que 7,82% das parcelas do crediário - agora também conhecido como ‘buy now pay later’ - estavam atrasadas em até 90 dias no encerramento do mês, enquanto o indicador era de 7,18 em outubro
A inadimplência do crediário no varejo de moda registrou um aumento de 8,15% em novembro em relação ao mês de outubro. O levantamento revela que 7,82% das parcelas do crediário estavam atrasadas entre 61 e 90 dias no encerramento do mês de novembro, enquanto o indicador era de 7,18% em outubro. Na comparação anual houve um aumento de 32,13%, uma vez que o índice ficou em 5,31% em novembro de 2020. Os dados em questão são do Índice Meu Crediário, pesquisa mensal que mede os níveis de inadimplência em cerca de 200 redes varejistas do país.
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Realizado pelo Meu Crediário - fintech especializada no setor - o levantamento possui um nível de confiança de 95%. Vale ressaltar ainda que o índice de inadimplência de novembro de 2021 refere-se às compras realizadas pelos consumidores em agosto e que estão atrasadas entre 61 e 90 dias. Após esse período, o cliente já é considerado inadimplente pelos órgãos de proteção de crédito.
Segundo Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário, o cenário de alta da inadimplência já era esperado, principalmente em razão do aumento da inflação. “Com a inflação em alta, mesmo aqueles consumidores que possuem bons históricos de quitação de parcelas, passam a atrasar alguns pagamentos, devido à necessidade de manter em dia o compromisso com contas mais prioritárias e essenciais. Para o varejista, é muito importante neste momento, diante deste cenário, ajustar a régua de limite de concessão de crédito. Outro ponto importante é intensificar as ações de cobrança para que as parcelas atrasadas sejam quitadas e ainda realizar campanhas de negociações de dívidas agora no mês de dezembro, período em que muitos clientes recebem o 13º salário e podem direcioná-lo para este fim”, explica.
“Além disso, nas lojas analisadas, os clientes novos são os principais responsáveis pelo aumento do índice. Boa parte das lojas, com clientes tradicionais, possuem inadimplência estável. O cenário aponta que, clientes que antes conseguiam comprar à vista, devem buscar o modelo de compra parcelado nos próximos meses para atender a necessidade de consumo”, completa.
Proprietário de um sistema de gestão especializado no crediário próprio multicanal e pioneiro na modalidade ‘buy now pay later’ no Brasil, o Meu Crediário idealizou o levantamento com intuito de trazer um panorama completo sobre o desempenho da modalidade no varejo de moda brasileiro. Dentro do setor, o crediário hoje representa em média 40% do faturamento dos lojistas.
Solução garante pagamento aos lojistas
A fim de aperfeiçoar a modalidade, a fintech também lançou recentemente o Meu Crediário Garantido, que oferece ao lojista a garantia do recebimento das parcelas do crediário, mesmo se o cliente não efetuar o pagamento. “Nossa expectativa é que mais lojas passem a buscar por essa solução, que também é operada pelas parceiras Tidas e Servipa. O serviço agrega mais tecnologia e praticidade na operação de vendas a prazo dos varejistas que já possuem crediário próprio”, finaliza Schneider.