Ricardo de Castro Nascimento, Ticiane Pinheiro e Zacarias Pagnaneli (Foto: Fulvio Gianella) |
O juiz federal Ricardo de Castro Nascimento, titular da 1ª Vara Federal de Caraguatatuba – SP, ex-presidente da Ajufesp (Associação Federal dos Juízes de São Paulo e Mato Grosso do Sul) e ex-vice-presidente da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), visitou a Rede Record, onde foi recebido por Zacarias Pagnanelli e participou da gravação do programa “Cartão de Visita”, exibido na Record News aos sábados, às 23h30.
Formado em Teatro pela USP (Universidade de São Paulo), e tendo abraçou a magistratura após os 40 anos de idade, Nascimento falou descontraidamente sobre sua experiência teatral e a proximidade entre as figuras do ator e do juiz. “Na hora de decidir a vida de uma pessoa você precisa ter sensibilidade para se colocar também no lugar dela”, afirmou ele.
A conversa durante o programa transcorreu sobre os mais diversos assuntos, como a necessidade de conciliar os encargos da profissão com a atenção dada ao casal de filhos adolescentes e a situação atual do Brasil e a carreira da magistratura. Ele também falou da amplitude de seu trabalho como titular de uma vara que tem jurisdição sobre o litoral norte de São Paulo e trata de assuntos diversos, desde a posse de terras quilombolas até crimes ambientais.
Questionado pela apresentadora Débora Santilli sobre a postura que deve ter um magistrado, o juiz federal se mostrou favorável aos juízes que adotam um comportamento mais permeável, ao contato social, e que procuram estar informados sobre as diversas facetas da realidade em que vivem.
Para ele, isso amplia a visão na hora de julgar uma causa. O ex-presidente da Ajufesp declarou ainda ser favorável ao quinto constitucional, que leva aos tribunais advogados e membros do Ministério Público. “Isso oxigena os nossos tribunais e permite uma visão mais rica e mais plural nesses fóruns”, argumentou Nascimento.
Por fim, ele fez questão de registrar sua admiração por todos aqueles que se dedicam a grupos sociais completamente marginalizados, citando o trabalho desenvolvido nos presídios por entidades religiosas, como a Igreja Universal e a Igreja Católica, através da Pastoral Carcerária.
Ricardo de Castro Nascimento, Ana Hickmann e Zacarias Pagnanelli (Foto: Fulvio Gianella) |
Britto Jr. e Ricardo de Castro Nascimento (Foto: Fulvio Gianella) |
Ricardo de Castro Nascimento e Zacarias Pagnanelli (Foto: Fulvio Gianella) |
A coluna Cartão de Visita é publicada em diversos jornais do interior de São Paulo e Minas Gerais. Os primeiros jornais a publicar a coluna foram O Santarritense, A Gazeta, O Farol, de Santa Rita do Passa Quatro (SP), O Jornal Da Cidade, de Atibaia (SP) e o Correio do Papagaio, de Aiuruoca (MG), que circula em 28 cidades do sul de Minas. O programa Cartão de Visita, apresentado por Débora Santilli, é exibido na Record News aos sábados, às 23h30, com reprise aos sábados e domingos, às 8h.