Cultura - Educação

Livro aborda as dinâmicas de um relacionamento tóxico

30 de Novembro de 2021

Após livro sobre assédio sofrido no trabalho, escritora Dani Damasio lança “Te amei do primeiro olhar ao feto derramado”, que aponta caminhos para identificar e sair de uma relação abusiva

O amor, por vezes, é capaz de camuflar ou atenuar atitudes e práticas prejudiciais às relações, que, no entanto, com o tempo, se tornam “bolas de neve” inconciliáveis. Além disso, podem levar todos os envolvidos a um ciclo tóxico interminável e, em muitos casos, com fim trágico. Essas dinâmicas e caminhos para uma vida melhor são os pontos centrais de “Te amei do primeiro olhar ao feto derramado”, livro da escritora e palestrante Dani Damasio, lançado pela editora “Sou a Ideia”.   

Foto: Divulgação

- Cada um espelha e reflete o que desenvolve em qualquer cenário e contexto. Faça suas definições, escolhas e seu “melhor”, mas saiba que as consequências sempre estarão lado a lado. Esta obra tem a finalidade de mostrar que qualquer um pode sair de qualquer relação tóxica, que você pode se transformar em tóxico e que não se pode amar por dois ou transformar alguém – explica.

A obra, desenvolvida como uma história que apresenta situações do dia a dia de um casal desde o primeiro encontro, é a segunda da autora de 44 anos. Carioca, órfã, mãe e viúva, Dani estreou como escritora em 2018 com “Conheci o Sr. Assédio, e você?”, relato desencadeado pela indignação com a impunidade após a série de abusos verbais, desde assédio moral a sexual, que sofreu do chefe em um de seus empregos. O livro ganhou repercussão, impactou muitas mulheres e Dani passou a receber convites para palestrar, passando a atuar de forma intensa em universidades e organizações sociais de amparo à mulher.

Graduada em Administração de Empresas e com Pós-Graduação em Coaching e Liderança, passou a abraçar o propósito literário e acadêmico de analisar as pessoas e as relações humanas, alertando e denunciando a violência nos relacionamentos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 27% e 40% das mulheres de 15 a 49 anos na América Latina e Caribe, que tem 14 dos 25 países com os maiores níveis de feminicídios no mundo, já sofreram alguma violência por parte do parceiro.

- Resolvi escrever sobre cenários que vivi, além dos que observei, escutei e analisei na troca de experiências com homens e mulheres - conta.

“Te amei do primeiro olhar ao feto derramado” está disponível no site https://www.amazon.com.br/amei-primeiro-olhar-feto-derramado/dp/6599533906 nos formatos ebook (R$ 29,90) e físico (R$ 39,90). Parte da arrecadação será doada a entidades voltadas à defesa e ao acolhimento de animais.

Foto: Divulgação
Comentários
Assista ao vídeo