Business -

Impulsionada pelas micro e pequenas empresas busca por crédito cresce 29,5% em outubro

29 de Novembro de 2021

MPEs registram crescimento de 30,5% na procura pelo recurso financeiro

Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, cresceu 29,5% em outubro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2020. De acordo com o índice, foram os micro e pequenos negócios aqueles que mais demandaram pelo recurso, marcando alta de 30,5% na relação interanual.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “as MPEs, que equivalem a maior parte das empresas do país, apresentam um crescimento expressivo que se deve, principalmente, às medidas do governo que incentivam o acesso ao crédito para a retomada econômica, já que os negócios desse porte ainda sentem o impacto da pandemia no fluxo de caixa e precisam contar com essa ferramenta financeira para fechar as contas e, aos poucos, recuperar o nível de vendas”. Confira os dados na íntegra no gráfico a seguir:

Ainda na comparação ano a ano (out/21 x out/20), a análise revelou que os negócios do segmento de Serviços lideram a procura por crédito no mercado, com expansão de 42,0%. Em seguida estão as Indústrias, que marcaram aumento de 23,0%. “o encarecimento de muitos insumos e a proximidade das festas de final de ano, fazem com que essas empresas, a fim de suprir as demandas de consumo, utilizem mais o crédito para manter e até elevar suas linhas de produção”, explica Rabi. Veja na tabela abaixo as informações completas.

O recorte das regiões brasileiras mostrou que a alta mais levada foi a do Sul (82,8%). Em sequência decrescente estão o Sudeste (16,1%), Nordeste (16,0%), Norte (11,9%) e Centro-Oeste (9,5%). Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Serasa Experian e Sebrae lançam plataforma de conteúdo para ajudar os empreendedores

A Serasa Experian e o Sebrae firmaram uma parceria e juntos disponibilizam a plataforma Aprenda, que tem o objetivo de contribuir e impulsionar a retomada econômica das micro e pequenas empresas. A iniciativa gratuita traz informações diversas e confiáveis sobre como melhorar a gestão das finanças e do crédito, principais desafios encontrados pelos empreendedores atualmente. Além disso, outros temas de interesse como, prevenção a fraudes, métodos de cobrança e marketing de vendas também são contemplados pelos materiais, criando uma linha completa de aprendizado. Todos os donos de micro e pequenos negócios podem se beneficiar dos conteúdos pelo site: www.aprendaserasasebrae.com.br.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Comentários
Assista ao vídeo