Notícias - Viralizou na Internet

A desinformação pode ser uma ameaça - certifique-se sempre de que as notícias são autênticas

25 de Novembro de 2021

 

Informações falsas que enganam os indivíduos devido à propaganda são definidas como desinformação. Uma organização governamental pode emiti-la contra um rival ou a mídia, ou no mundo atual das mídias sociais, a desinformação pode até ser compartilhada por indivíduos na sociedade por alguns curtidas e compartilhamentos pela viralidade de seu conteúdo enquanto as imagens, fotos ou vídeos eles compartilham são para sua conveniência, pode causar a disseminação de desinformação que causa uma ameaça, em uma escala maior os distúrbios podem ocorrer até mesmo sem intenção.

Desinformação - Como é uma grande ameaça à sociedade?

O mundo de hoje está repleto de dados secundários que podem ser pesquisados ​​rapidamente sob a influência de alguns cliques. Aplicativos e mídia social disponibilizam informações sobre todos os tópicos, mas se as informações forem totalmente falsas, o resultado pode levar a consequências desastrosas. As consequências da desinformação são tão grandes que você não pode ignorá-las nesta era. Vamos ver quais são as poucas ameaças principais;

Despertar e aumentar a agitação política e social:

 As pessoas estão ficando mais desconfiadas de histórias que são incorretas e propositalmente as enganam. Essa suspeita pode levar à incivilidade, protestos em torno de eventos fictícios ou violência.

Leva à falta de fé / confiança nas descobertas científicas:

As informações compartilhadas podem estar relacionadas a questões de vida ou morte. Alguns hacks compartilhados nas redes sociais podem consistir em informações que não são reais e espalham desinformação. Quando esses hacks se tornam DIY, eles podem acabar causando cenários catastróficos devido às experiências falsas exibidas como precisas.

Leva a grandes perdas para os negócios: 

quando informações falsas e imprecisas se espalham para uma ampla gama de pessoas podem ameaçar a imagem e a reputação de uma empresa, isso tem um efeito direto sobre os investimentos, o que reduz os padrões de mercado de uma empresa. Portanto, é necessário identificar as informações enganosas antes que afundem o negócio.

Uma ameaça à saúde psicológica:

 A desinformação pode agravar os problemas de saúde mental e intensificar os sintomas, tornando mais difícil para as pessoas curar ou lidar com a situação. Eles também podem resultar no desenvolvimento de novas dificuldades de saúde mental como resultado da incapacidade de gerenciar ambos. Para outras pessoas, a desinformação pode até mesmo impossibilitar que continuem levando uma vida normal. 

Como garantir a credibilidade das notícias?

Aqui está uma lista de verificação rápida para garantir a credibilidade das notícias / informações. 

Examine as credenciais e afiliações da fonte e do autor:

A credibilidade de uma fonte que fornece informações pode ser confirmada quando a fonte é confiável. Você deve ser cético sobre as informações que seu público-alvo lê, questionar sua autenticidade e verificar se são factuais.

Você deve pesquisar e fazer uma verificação de backup para saber o quão útil é compartilhar, já que as informações que estão sendo compartilhadas podem ser tendenciosas devido às opiniões particulares do autor. Diferentes tipos de ferramentas podem ajudar a identificar se a notícia que está sendo compartilhada já existe ou não. 

Verifique a origem das postagens de notícias com pesquisa por imagem Técnica:

As imagens também podem ter uma precisão de centavos por cento, mas são usadas incorretamente. As fotos que mostram lixo em uma praia, por exemplo, podem ser de um local diferente ou de dez anos atrás, não da suposta ocorrência.

Você pode investigar de onde veio uma imagem e se ela foi editada usando ferramentas como pesquisa por imagem, pesquisa por imagem google, que  ajudam a diferenciar uma obra comparando-a com outra já presente. pesquisa por imagem por samllseotools.com é um dos melhores recursos para descobrir se as imagens postadas são autênticas ou plagiadas.

O código-fonte está atualizado? 

Ao usar fontes atuais, você demonstra ao seu público que tem conhecimento sobre o assunto. Claro, há momentos em que usar uma fonte mais antiga pode ser benéfico, especialmente ao estabelecer um contexto histórico, mas na maioria das notícias, você precisa localizar o material mais atualizado.

Notícias não devem utilizar frases carregadas ou ambíguas:

 Desconfie de palavras-chave que afetam as emoções do seu público. Muitas fontes da Internet, mesmo que não sejam confiáveis, podem utilizar manchetes enganosas para atrair os usuários. Sites que utilizam palavras genéricas como "estudos recentes demonstram" ou "muitas pessoas acreditam", sem fornecer citações para apoiar suas declarações. Fontes online são conhecidas por isso; tenha em mente que seu objetivo principal é aumentar a audiência, não publicar publicações científicas revisadas por pares.

Siga a sua intuição:

Por último, mas não menos importante, exercite o seu bom senso! Lembre-se de que as notícias falsas existem para "alimentar" seus preconceitos, esperanças e ansiedades. É duvidoso, por exemplo, que sua empresa de estilista favorita dê um milhão de roupas de graça para os clientes que visitam suas lojas. Da mesma forma, só porque seu colega pensa que dois colegas casados ​​estão tendo um caso, não significa que seja verdade.

CONCLUSÃO:

É essencial identificar notícias falsas de notícias originais e autênticas devido à polêmica que pode gerar, pois pode causar danos a alguém em um nível pessoal e universal. Pesquisar e verificar as notícias é vital para você e para os outros.

O abuso de fontes desconhecidas pode demonstrar que uma história com certeza é falsa. Se a fonte for um indivíduo nomeado ou um registro referido, ainda vale a pena fazer uma verificação da realidade. Se você achar que uma afirmação é falsa, pesquise no Google para verificar se ela aparece em alguns outros sites e, supondo que seja o caso, em quais. Os escritores sempre que possível utilizam relatórios públicos como um ponto de acesso para histórias. Você pode pesquisar no Google e ver se eles estão contando uma história semelhante ao artigo!

Comentários
Assista ao vídeo