Informes -

Como é o tratamento de um dependente químico?

19 de Novembro de 2021

Quem conhece um dependente químico sabe que geralmente essa pessoa não tem condições de se livrar sozinha dos seus vícios e drogas, pois, ao contrário do que elas mesmo dizem sobre isso, não é questão de escolhas o uso de drogas, mas sim de uma doença que precisa de cura.

Para alcançar essa cura, a melhor forma é procurar uma clínica de recuperação especializada em tratamentos para dependentes químicos, pois os profissionais que atuam nesses ambientes são médicos que sabem lidar com esses tipos de problemas.

Abaixo, vamos falar sobre como é feito o tratamento de usuários de drogas em locais especializados como as clínicas de recuperação.

Tratamento para dependentes químicos 

Uma das formas de livrar pessoas dependentes de drogas é utilizando o tratamento com ibogaína, já que as agências de regulação dizem que os tratamentos mais comuns como terapia e internação possuem até 5% de eficiência, enquanto, com o uso da ibogaína, até 70% das pessoas são recuperadas.

Esse motivo é o que torna esse tratamento um dos mais eficazes na luta contra o vício em drogas, além de que essa opção é ambulatorial e não causa dor nenhuma nas pessoas.

Ou seja, se 7 a cada 10 pessoas são curadas com o uso dessa erva medicinal derivada da Iboga, é sinal que esse tratamento é indicado para a desintoxicação dos pacientes.

 

Além disso, o resultado do tratamento que utiliza essa planta fitoterápica é rápido, podendo levar apenas cinco dias para apresentar os resultados satisfatórios.

Tratamento com ibogaína para dependentes químicos

Além de ser rápido, eficiente, indolor e ambulatorial, essa forma de tratamento encontrada em qualquer clínica de ibogaína é muito melhor que o serviço oferecido por clínicas de internação, por exemplo, por ser até mais barato que esta opção.

Essa forma de tratamento é uma das únicas que realizam a construção neuroquímica de pacientes que, por sua vez, relatam que conseguem ter mais clareza na mente e adquirem mudanças comportamentais em menos tempo.

Ou seja, em pouco tempo, as pessoas que passam por esse método eficaz de desintoxicação, conseguem se sentir renovadas para enfrentar as outras duas etapas da recuperação que citaremos abaixo.

Fase de conscientização na clínica de recuperação

Depois que o dependente químico passa pelo processo de desintoxicação, ela chega à fase de conscientização, quando o corpo médico voltado para a saúde mental instrui as pessoas para que elas entendam que o vício em drogas é muito prejudicial à saúde.

Nessa fase do tratamento, os dependentes químicos entendem o que estão perdendo por continuar consumindo drogas, tanto no físico como no emocional dessas pessoas.

Elas lidam com a mentalidade das pessoas que, nessa fase, já estão começando a entender que o corpo físico não precisa das drogas para sobreviver, e, devem entender que a saúde emocional é muito importante para quem está procurando sair do mundo das drogas.

 

Fase de ressocialização no tratamento para dependentes químicos

Depois de passar pelo tratamento para desintoxicar e pela fase de conscientização, os usuários de drogas passam por um processo de ressocialização que é muito importante.

Quando as pessoas começam a usar drogas, o pensamento que elas têm é de uma falsa liberdade, pois, os efeitos alucinógenos dos entorpecentes iludem esses dependentes que imaginam que a vida é mais fácil quando se está sob o efeito disso.

No entanto, com o passar dos anos, essas pessoas vão se tornando excluídas, vivendo à margem da sociedade e isso faz com que toda a saúde mental se deteriore.

Por isso, uma clínica de recuperação deixa essa fase para o final do tratamento, quando as pessoas já passaram pela desintoxicação e pela conscientização.

Nessa última fase do processo, as pessoas começam a voltar ao mercado de trabalho ou retornam para as escolas para buscar a educação que é tão necessária para que essas pessoas entendam os aspectos da vida.

Além disso, a ressocialização é muito importante, pois, as pessoas que sofrem com essa dependência química já não sabem mais como lidar com a sociedade que, muitas vezes, deixou elas de lado durante essa fase difícil.

Mas, o mais importante de um tratamento para dependente químico é que os profissionais que lidam com isso sejam empáticos, pois, essa qualidade é o que melhora qualquer clínica de recuperação.

Comentários
Assista ao vídeo