Notícias - Televisão

Cinco atrizes negras da TV Brasileira para ficar de olho

17 de Novembro de 2021

Atrizes como Roberta Santiago e Jéssica Cores são importantes representantes da cultura negra na indústria de TV e Cinema

Foto: Divulgação

Nomes como Taís Araújo e Sheron Menezes são fortes representantes da cultura negra na TV e cinema do Brasil, mas também existe uma outra geração de artistas negras construindo carreiras promissoras e que devem ganhar cada vez mais notoriedade. São mulheres fortes, com histórias inspiradoras e muito talento que conhecemos nas séries, novelas e filmes nacionais. Como Novembro é considerado o Mês da Consciência Negra, nós listamos cinco atrizes negras Brasileiras que têm chamado atenção em séries, filmes, novelas e na internet, por suas interpretações impecáveis e também pela representatividade da comunidade negra. Veja:

Jéssica Cores

Jessica Cores estreou na televisão em 2015 em Verdades Secretas da Rede Globo, mas ganhou destaque mesmo como uma das protagonistas de ''Cidade Invisível'' da Netflix, que alcançou sucesso internacional. Como atriz ela encanta todos com seu talento e sua beleza, como mulher ela inspira uma geração inteira. Em suas entrevistas ela aborda temas como oportunidades iguais para artistas negros na indústria.

Foto: Divulgação

Erika Januza

Erika já atuou em diversas produções da Globo e teve destaque em trabalhos como ''O outro lado do paraíso'' e ''Amor de Mãe''. Atualmente está na segunda temporada de Verdades Secretas no Globoplay e tem feito sucesso como uma modelo que desenvolve uma série de problemas de saúde física e mental devido ao uso abusivo de um medicamento para emagrecer. Erika também é uma importante representante da cultura negra na TV e defende discursos poderosos. Em recente entrevista ao Jornal Extra, ela disse: ‘’Quem desdenha da representatividade não sabe da importância dela. Eu não teria queimado meu couro cabeludo tantas e tantas vezes, alisando os fios, se houvesse mulheres como eu para me inspirar, quando nova’’.

Foto: Divulgação

Jennifer Nascimento

Jennifer ficou conhecida ao integrar o extinto grupo pop ‘’Girls’’ lançado em um programa de TV e logo após do grupo foi contratada pela Rede Globo para integrar o elenco de ‘’Malhação - Sonhos’’ em 2014 e desde então participou de diversas produções, inclusive da competição musical ‘’Popstar’’ da qual foi a grande vencedora. Atualmente ela também é repórter do The Voice Brasil e estará no elenco de ‘’Cara e Coragem’’, novela da Globo para 2022.

Foto: Divulgação

Roberta Santiago

Roberta foi integrante do grupo musical ‘’Melanina Carioca’’ e também do grupo de teatro ‘’Nós do Morro’’. Foi contratada da TV Record durante nove anos e esteve em alguns dos principais produtos da emissora como ‘’Os Dez Mandamentos’’, ‘’Vidas Opostas’’ e ‘’Rebelde’’. Esteve no elenco de ‘’Malhação - Viva a diferença’’ da Globo, que ganhou o Emmy internacional, interpretando Nena em uma família preta enfrentando diversas questões envolvendo o racismo. Recentemente ela revisitou a personagem em uma participação especial em ‘’As Five’’, Spin-off da série global feita para o Globoplay e que também está sendo transmitida na TV aberta. Roberta também foi uma das protagonistas da série ‘’Vítimas Digitais’’ do GNT que recebeu medalha de prata no New York Festival TV & Film Awards. No cinema ela tem no currículo produções como ‘’Tropa de Elite’’ e ‘’Anjos do Sol’’. 

Foto: Divulgação

Roberta Rodrigues

Roberta também participou dos grupos ‘’Nós do morro’’ no teatro e ‘’Melanina Carioca’’ na música. Na TV, fez mais de 10 produções na TV Globo, sendo uma das primeiras o sucesso ‘’Mulheres Apaixonadas’’ e a mais recente ‘’Nos tempos do Imperador’’. Também participou do quadro ‘’Dança dos famosos’’ do extinto ‘’Domingão do Faustão’’. Em entrevista à revista Harpers Bazaar em Setembro deste ano, ela disse: ‘’Quero protagonismo negro’’.

Foto: Divulgação
Comentários
Assista ao vídeo