Longa da premiada diretora Emmanuelle Bercot aborda a finitude da vida e estreia nos cinemas brasileiros em 2022
Catherine Deneuve em cena de “Enquanto Vivo” |
Uma das mais aclamadas atrizes do cinema francês, Catherine Deneuve, brilha no filme “Enquanto Vivo”, no papel de uma mãe que transmite e toca todos os sentidos ao se deparar e acompanhar o processo da finitude da vida de seu filho, que sofre de uma doença terminal.
Dirigido por Emmanuelle Bercot - vencedora de vários prêmios ao longo de sua carreira de cineasta e também como atriz - o drama também integrou a seleção oficial da última edição de Cannes e retrata um homem (Benoît Magimel) condenado cedo demais por uma doença, bem como o sofrimento de uma mãe (Catherine Deneuve) diante do inaceitável. A dedicação de um médico e de uma enfermeira para acompanhá-los num caminho impossível. Ao longo das quatro estações de um ano eles terão que lidar com a doença, domesticá-la, e compreender o que significa morrer enquanto vive. Esse filme, ao mesmo tempo sombrio e luminoso, aborda o tema da empatia com muita delicadeza e emoção; uma produção comovente e que debate o processo da aceitação da morte, sem menosprezar as singularidades de cada personagem e suas questões. A produção tem esrtreia prevista no país para o ano que vem, com distribuição da Bonfilm.
Realizada entre 25 de novembro e 08 de dezembro, a 12°edição do Festival Varilux de Cinema Francês, além de “Enquanto Vivo”, traz ainda outras 16 produções inéditas da recente cinematografia francesa, dois clássicos e uma mostra especial em homenagem ao ator Jean-Paul Belmondo aos cinemas de dezenas de cidades brasileiras.
O Festival Varilux de Cinema Francês é realização da produtora Bonfilm e tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério do Turismo, Secretaria especial da Cultura, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Club Med, Air France, Fairmont e Ingresso.com, as distribuidoras dos filmes desta edição Bonfilm, California Filmes, Diamond Films, Mares Filmes, PlayArte, Synapse e Vitrine Filmes, e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.
Siga Festival Varilux de Cinema Francês nas redes:
Facebook / Instagram / Youtube / Giphy / Spotify: @variluxcinefrances
Twitter: @variluxcinefr
hashtag: #FestivalVarilux
Sobre a Bonfilm
Distribuidora de filmes e também produtora, a Bonfilm realiza o Festival Varilux de Cinema Francês há 12 edições e, desde 2015, o festival Ópera na Tela, evento que exibe filmes de récitas líricas em uma tenda ao ar livre no Rio de Janeiro e em cinemas de todo Brasil.