Viver - Mundo Pet

Pets também podem ter câncer de mama

28 de Outubro de 2021

Doença tem incidência maior em fêmeas não castradas; aplicativo de celular é um grande aliado do tutor para lembrá-lo dos exames preventivos

Chiquinha: venceu o câncer de mama uma vez e hoje passa por novo tratamento com a recidiva da doença

Sabia que o câncer de mama não atinge somente os humanos? A doença pode aparecer também em cadelas e gatas e outras espécies de animais. Portanto, os tutores devem estar sempre atentos aos sinais. Se detectado precocemente, o câncer de mama tem cura.

Segundo a médica veterinária Mariana Mazarin Sattin, a maior incidência da doença é em fêmeas, não castradas, mas pode ser diagnosticada também em machos. "Um dos principais causadores do câncer de mama são as vacinas anti cio, que provocam uma grande alteração hormonal, levando à formação de tumores", alertou.

A principal forma de prevenção é a castração. Evitar os anticoncepcionais também é recomendado. Além disso, manter uma dieta balanceada e realizar exames periodicamente ajudam a manter a saúde do pet.

Foi num exame preventivo que a cadelinha Chiquinha e sua irmã Wenddy, então com 14 e 16 anos, respectivamente, foram diagnosticadas com câncer de mama. Para a tutora, a jornalista Juliana Bannach, foi um baque! "Foi um dos piores dias da minha vida. Quando você recebe a notícia que suas duas filhas estão com câncer, você se culpa, demora para assimilar, e a ficha leva algumas horas para cair! Você pesquisa tudo na internet! Não é nada fácil. Mas eu deixei a surpresa e tristeza de lado e fui atrás do tratamento para que elas pudessem ter mais chances de cura", lembrou.

As duas, que já eram castradas, foram submetidas à cirurgia para retirada dos tumores, mas, antes mesmo de começarem o tratamento quimioterápico, Wenddy teve metástase e acabou falecendo.

Chiquinha ficou firme e venceu a batalha. No entanto, dois anos depois, em maio deste ano, teve recidiva da doença e passou por nova cirurgia.

Hoje, Chiquinha se recupera muito bem, apesar da idade avançada ( 17 anos), e deve terminar o tratamento em janeiro de 2022. "Como mãe de duas pets que tiveram câncer de mama, digo: apalpem, prestem atenção nas mamas das suas cachorrinhas constantemente e façam check ups periodicamente, pois essas atitudes simples salvaram a vida da minha filha de quatro patas duas vezes", alertou Juliana.

O tratamento para o câncer de mama depende do estágio da doença. O animal pode ser submetido a terapias com anti-inflamatório, corticóides, quimioterapia e cirurgia para retirada das mamas. "A prevenção é sempre melhor que um tratamento. Por isso, falar com um veterinário é o mais indicado para orientar o tutor sobre a castração", completou a veterinária.

Tecnologia

Para lembrar dos exames preventivos, para controlar o peso do animal ou registrar todo o tratamento do pet e ter um prontuário completo disponível na palma da mão do tutor, a tecnologia pode ser sua grande aliada. Aplicativos de celular, como o PetZillas, ajudam o tutor a cuidar do seu animal, sem complicação.

Com o app, é possível registrar e controlar vacinas, vermífugos, antipulgas, agendar consultas e exames e outras atividades referentes aos animais. O PetZillas pode ainda compartilhar os dados dos pets com outras pessoas da família, com amigos, veterinários, creches e com quem mais for preciso, podendo cancelar o compartilhamento a qualquer momento. Hoje, o PetZillas já é utilizado em todo o Brasil. "Estamos sempre em desenvolvimento de novos recursos e buscando novidades e ferramentas que tornem a rotina dos tutores e de seus pets mais prática e fácil de controlar", afirma Milton Santos Júnior, CEO do PetZillas.

O PetZillas é gratuito e está disponível para iOS e Android.

Comentários
Assista ao vídeo