Business - Agronegócio

FENASUCRO & AGROCANA TRENDS promove imersão ao vivo em conteúdo sobre a agenda ESG e os desafios par

27 de Outubro de 2021

Formas de associar questões estratégicas para o meio ambiente à demanda por alimentos e energia do mundo serão discutidas por nomes como Paulo Artaxo e Cassiano Ávila no dia 28 de outubro

O agronegócio, setor que mais cresce no Brasil e que representa 26% do PIB nacional, enfrenta o desafio de manter os recordes atingidos e integrar esse desempenho a práticas sustentáveis. Para discutir essa questão essencial para o setor, a FENASUCRO & AGROCANA TRENDS promove uma experiência de imersão em conteúdo sobre a agenda ESG e os desafios para o agro.

Com o tema "A agenda ESG, a demanda por energia limpa e o agronegócio - Como associar questões estratégicas para o meio ambiente à demanda por alimentos e energia do mundo?", a imersão acontecerá no dia 28 de outubro, a partir das 16h.

Entre os convidados está Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e um dos líderes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). O pesquisador é uma das maiores referências mundiais sobre aquecimento global e vai debater o tema com Eduardo Bastos, que é head de sustentabilidade na Bayer Crop Science; com o subsecretário de Infraestrutura da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado de São Paulo, Cassiano Ávila; e com o superintendente de Excelência Operacional da Tereos, Renato Zanetti. A mediação do evento será de Marcos Fava Neves, consultor e professor da FEA-USP Ribeirão Preto e da FGV.

O Brasil já dá importantes passos em direção a um desenvolvimento sustentável, mas ainda enfrenta desafios para ampliar as soluções em energia limpa e as estratégias de negócios alinhados às melhores práticas ambientais no setor agro. É fundamental que as organizações tenham foco nesses temas, principalmente quando o agronegócio atinge recordes de volume e de receita com as exportações, com respectivos crescimentos de 10% e de 4% em 2020. Questões centrais como emissões de carbono, uso da água e porcentagem de redução da energia usada, assim como iniciativas ligadas ao bem-estar de profissionais, fornecedores e clientes, além de questões como diversidade e transparência tributária, serão debatidas durante a experiência "A agenda ESG, a demanda por energia limpa e o agronegócio".

O diretor da FENASUCRO & AGROCANA, Paulo Montabone, ressalta a importância de promover o debate na área da sustentabilidade. "Esse é um dos principais desafios da indústria de bioenergia e do agro em geral. Quem estiver preparado e alinhado a essas práticas vai se diferenciar no mercado, não só no Brasil, mas no mundo."

Comentários
Assista ao vídeo