Informes -

Por que o Power BI se tornou tão essencial nos dias de hoje?

25 de Outubro de 2021

A cada dia, mais de 2,2 milhões de terabytes de dados são produzidos virtualmente no mundo todo. Saber o que fazer com todos os dados que se recebe diariamente é o que diferencia uma empresa de sucesso perante ao mercado.

Por isso, toda grande empresa conhece a importância do conceito de Business Intelligence, utilizado para fazer análises de dados com foco em gestão de resultados.

Com tanta informação sendo gerada diariamente, acabamos não nos dando conta de todo o tempo que é necessário para processar, transformar e analisar tantos dados vindos de diversas fontes.

Para otimizar esses processos e organizar as informações com mais eficiência, o Power BI é a ferramenta de Business Intelligence líder no mercado desenvolvida pela Microsoft .

“A ferramenta organiza os dados de forma integrada e intuitiva e permite que as empresas economizem tempo com o gerenciamento de dados, além de permitir uma melhor interação com o usuário. Assim, a empresa agiliza o processo de tomada de decisões estratégicas, fator decisivo para que haja destaque no mercado atual extremamente competitivo”, revela Rogério Nogueira Borges, fundador da RNB Soluções em Gestão de Resultados, que já atendeu empresas como Coca-Cola, 3M, Yamaha e outras grandes do mercado.

Rogério Nogueira Borges, fundador da RNB Soluções em Gestão de Resultados

Como consequência o Power BI ganha cada vez mais relevância atualmente, sendo capaz de processar e organizar os mais diferentes tipos de dados de diferentes fontes: sejam planilhas, documentos em textos, APIs ou banco de dados.

Como funciona o Power BI?

Esse sistema é a junção dos suplementos de self-service BI do Excel (Power Query, Power Pivot e Power View) em um software não mais dependente do Excel. 

O Power BI permite a conexão de arquivos de diferentes fontes de conexão: Excel, Google Sheets, PDF, TXT,CSV, APIs e Banco de dados. Ele trabalha com a linguagem DAX para desenvolvimento de cálculos, o que o possibilita realizar cálculos complexos. Já para a modelagem de dados (ETL) o Power BI utiliza a linguagem M.

 Ele ainda possui diversos visuais nativos que facilitam em muito o processo de criação dos painéis das dashboards. Além disso as informações são compartilhadas em nuvem, garantindo uma maior segurança das informações, que ficam protegidas pela Microsoft.

Por que o Power BI se tornou tão essencial nos dias de hoje?

No mundo de hoje, o Power BI revela-se uma imensa vantagem para qualquer negócio. 

Rogério Borges explica: “temos que saber como transformar todos os dados em informação útil e usá-las a favor da empresa, afinal, tempo é dinheiro. O Power BI atua exatamente nesse ponto, pois transforma dados em informação e facilita a análise de dados, gerando insights relevantes para tomada de decisão dos gestores da empresa.”

São essas análises que demonstram se a empresa está caminhando em direção às metas, quando é necessário mudar de estratégias e quais as tendências do negócio.

Mas não são apenas as empresas que devem se atentar à chegada de novas tecnologias no mercado. Aqueles que procuraram adquirir conhecimentos sobre o Power BI ganham muito destaque, pois essa ferramenta está muito aquecida no mercado.

Como aprender Power BI e se destacar no mercado?

Se você quer sair à frente e destacar-se no mercado de trabalho o Power BI pode lhe ajudar muito. Com um curso 100% online é possível se tornar um profissional no assunto e estar capacitado para aplicar o Power BI e aproveitar as diversas oportunidades que virão com esse conhecimento.

A Mega Cursos oferece o curso de “Power BI sem enrolação”, que é um dos cursos mais completos do mercado, ministrado por quem entende do assunto e com uma linguagem simples, possibilitando o entendimento até mesmo de quem não trabalha com tecnologia.

Além disso, o curso oferece um passo a passo de como implementar o Power BI e um certificado de conclusão de curso válido em todo o Brasil.

Ficou interessado ? Então acessa https://megacursos.com.br/ para saber mais.

Comentários
Assista ao vídeo