O carrapato é bastante comum entre os cachorros que vivem em casas ou têm o costume de frequentar locais com natureza. Embora sejas fáceis de exterminar, é importante ficar atento aos sinais de que seu cachorro está com infestação. A doença do carrapato é causada pelo carrapato marrom e tem duas variedades: a erliquiose e a babesiose. Se suspeitar que o seu animal contraiu uma das duas, procure um veterinário o quanto antes.
Como acabar com carrapatos no animal de estimação?
Há vários produtos que ajudam a eliminar os carrapatos do seu pet. Banhos, talcos, medicamentos pour on (pipeta para pingar na nuca) e coleiras estão entre eles. O indicado é entrar em contato com o Médico-Veterinário que cuida do seu animal, para que ele indique a melhor medicação.
Contudo, antes disso, é interessante que você conheça as alternativas existentes, para ver como são variadas.
1. Coleiras para controle de carrapatos
Existem vários tipos de coleiras, que podem ajudar a evitar que o animal fique infestado com o carrapato. Porém, nem todos os cães aceitam bem o seu uso, chegam a tirar com a patinha podendo até passar mal.
Em caso de infestações, há alternativas que são mais eficientes.
2. Como acabar com carrapatos no banho
Caso note que o animal de estimação está com carrapato, dar banho com xampu ou sabonete apropriado pode ser uma alternativa. É importante ter bastante cuidado, optar por um produto regularizado e usar conforme instruções do fabricante.Lembrem-se, nem todos os produtos são eficientes.
Embora possa ser uma solução imediata, pois apenas o animal foi tratado. O carrapato pode continuar presente no ambiente onde vive o pet, dessa forma ocorre o risco de ser infestado novamente.
3. Spray
É outra forma de eliminar carrapatos e evitar que o animal volte a se infestar. Porém, quando o pet tem pelo muito denso ou longo, aplicar o spray em todo o corpo, de forma eficiente, é um grande desafio.
4. Pipetas pour on
Esta é uma boa opção de uso para acabar com carrapatos e talvez evitar que o animal volte a se contaminar com o parasita. Trata-se de uma bisnaga com o carrapaticida pour on, que deve ser colocada no dorso (nuca), sobre a pele dos cães.
Pode durar até 30 dias e pode ser de grande eficácia, alguns deles já estão com baixo poder de tratamento, isto é os carrapatos já estão resistentes ao princípio medicamentoso de alguns deles. É importante escolher um produto seguro e adequado para a idade e para o peso do seu cão. A maioria deles não pode ser usada em filhotes com menos de 60 dias de vida.
5. Comprimidos
Sem dúvida, comprimidos são a forma mais atual, moderna e eficaz de tratar carrapatos dos cães. Tem grande poder de ação e nenhuma resistência relatada. Dessa forma pode até atuar no ambiente uma vez que a reinfestação imediata é anulada pela força do princípio medicamentoso no animal. Existem marcas que garantem até 3 meses de poder residual eficaz.
Vale a pena conhecer!
Fique atento as dicas que a Casa do Animal/Casa do Boi trazem pra vocês aqui no Cartão de Visita News. Para comprar os produtos, pode ligar no telefone: (16) 36109411 loja ou pedir pelo WhatsAPP (16) 974009182.