Cultura - Educação

Rhyzos Educação promove 1ª Jornada Criativa

20 de Outubro de 2021

Evento gratuito e online tem objetivo de reunir profissionais da educação do ensino básico

A Rhyzos, empresa que fomenta a Educação Básica , realiza a 1ª Jornada Criativa Rhyzos Educação. De 25 a 28 de outubro, das 19 às 21h, um time de especialistas participará de debates sobre diferentes assuntos relacionados à práticas pedagógicas. O evento tem por objetivo reunir profissionais atuantes no ensino básico para compartilhar experiências, metodologias, intencionalidade, estratégias, aplicações e resultados obtidos em sala de aula. Os temas deste evento foram organizados de acordo com o resultado de pesquisa feita com educadores entre agosto e setembro de 2021.

Fundadora da Rhyzos Educação, Maria Cláudia Amaro acredita que eventos como esse são essenciais para colocar em prática os valores e a missão da instituição. "Nosso compromisso é com a educação. Precisamos encorajar e apoiar iniciativas que ultrapassem os muros do ensino básico tradicional. Acreditamos em uma nova cultura de aprendizagem e queremos, cada vez mais, ampliar nossa rede com profissionais e empresas com esta mesma filosofia, para juntos colaborarmos para a transformarmos a experiência de professores e alunos por meio de uma abordagem prática e pragmática.", explica.

Programação

O primeiro encontro, dia 25, discutirá como manter a sala de aula eficaz e interessante para os alunos. Serão compartilhadas experiências relacionadas ao planejamento, gerenciamento e avaliação, apontando os principais desafios dos diferentes níveis de ensino e as técnicas adotadas tanto presenciais quanto remotas. A noite será mediada por Julia Andrade (Ativa Educação) e terá como convidados Emanuel Souto (Universidade Federal de Pernambuco) e Paula Castro (Girassol Bilingual School).

Na segunda noite, o debate será sobre como promover o desenvolvimento das competências sócioemocionais nas crianças e jovens. Será discutido o trabalho da escola e dos professores em criarem um ambiente escolar propício para o desenvolvimento das competências sócioemocionais utilizando várias técnicas, incluindo a estratégia do uso do Mindfulness. Participarão da discussão mediada por Tatiana Levy (Escola Eleva), Danila Di Pietro (UNICAMP) e Karina Nones Tomelin (B42).

Já no dia 27, na terceira noite, Juliana Ragusa (Escola Internacional de Alphaville) mediará o encontro de Carolina Luvizoto (Faber Castell), Marcos Barros (Universidade Federal de Pernambuco), Janaína Branco (CESAR School) e Karina Wenda (Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa), que discutirão sobre a prática de Design Thinking e Cultura Maker e trarão experiências de como engajar as crianças e os jovens através da Aprendizagem Criativa.

E para encerrar, na última noite Camila Pereira (Berge) mediará Ronaldo Barbosa (Descomplica), Edson Duarte (Instituto Federal de São Paulo), Felipe Rodrigues (DreamShaper) e Renata Perrenoud (Inovatio Educação) que colocarão em pauta a prática da Aprendizagem baseada em Problemas e Projetos, que ajuda as crianças a desenvolverem soluções tangíveis e pragmáticas para problemas reais e a melhorar o mundo desde cedo.

A jornada é gratuita, 100% online, oferece certificação e conta com o apoio da Faber Castell, DreamShaper e Disal.

Os encontros serão transmitidos via YouTube e as inscrições estão abertas. Acesse https://bit.ly/3FTiHyL e inscreva-se!

Sobre a Rhyzos

A Rhyzos é uma empresa educacional que acredita na capacidade criativa de escolher caminhos e descobertas diferentes. Baseada no acolhimento como pilar de transformação, o projeto foi fundado por Maria Cláudia Amaro e tem o objetivo de acreditar na mudança da educação e tornar essa mudança uma realidade possível para todos.

Saiba mais em https://rhyzos.com/

Comentários
Assista ao vídeo