Viver - Saúde

Cirurgia plástica pelo SUS, como conseguir?

20 de Outubro de 2021

Você tem o conhecimento sobre como conseguir cirurgia plástica pelo SUS? Sabe sobre todos os passos a serem seguidos para se alcançar este objetivo, bem como quais são as principais modalidades de cirurgias plásticas que são possíveis por meio deste sistema de saúde?

Bem sabemos que, além da parte estética, algumas cirurgias plásticas se mostram necessárias para, acima de tudo, preservar a integridade física e a saúde de cada paciente. Neste sentido, temos a compreensão de que uma parcela considerável da população não possui recursos para a realização destes procedimentos, recorrendo dessa forma ao SUS para esta finalidade.

A partir disso e, considerando-se a importância destas cirurgias plásticas para a vida destas pessoas, vamos com este post demonstrar o que realmente é preciso para conseguir fazê-las por este sistema de saúde, bem como citar os principais tipos de procedimentos por ele oferecidos à população.

Cirurgia plástica pelo SUS: o que fazer para conseguir?

Quando pensamos em como conseguir cirurgia plástica pelo SUS, primeiramente precisamos entender que é necessário tomarmos uma série de medidas até a sua realização.

Para compreender melhor estas etapas, vamos citar alguns passos que são observados na grande maioria dos casos, sendo estes:

Consulta com um médico no posto de saúde de sua região

A primeira providência a ser tomada se dá na realização de uma consulta junto a um médico que seja o responsável pelo seu atendimento no posto de saúde de sua região.

Por meio desta avaliação inicial e por sua ação profissional, será possível verificar se o procedimento cirúrgico e estético solicitado é mesmo uma necessidade para a sua realidade, considerando-se a preservação da sua saúde.

Encaminhamento para a Secretaria de Saúde da cidade

Tendo sido detectada a necessidade da realização do procedimento cirúrgico em questão, o seu pedido é encaminhado à Secretaria de Saúde de sua cidade.

Após esta atitude, a Secretaria de Saúde irá tomar as providências e os trâmites legais que viabilizem a realização deste procedimento em um dos hospitais que estejam dentro deste programa de saúde.

Visita de um Assistente Social

Em alguns casos, a visita deste profissional se faz necessária para, entre outras coisas, ter uma certificação a respeito das reais condições sociais e financeiras do paciente para que assim possam ser evitadas fraudes por pessoas que tenham condições de arcar com este procedimento em uma rede hospitalar de natureza particular.

Consulta Psicológica

Da mesma forma, em algumas situações esta consulta psicológica se faz extremamente importante, pois é por meio dela que se torna possível fazer com que se tenha uma conclusão da aptidão psicológica de cada paciente para a submissão ao procedimento que pretende realizar.

Entrar na fila de espera

Por fim, e não menos importante, vale destacar que para ter acesso a qualquer tipo de cirurgia plástica por este sistema, é preciso ingressar em uma fila de espera. Isso se dá principalmente por conta do volume de pessoas que também necessitam ser atendidas da mesma maneira por este tipo de programa de saúde.

Cirurgia plástica pelo SUS: quais os tipos atendidos?

Dentro de sua realidade específica, o Sistema Único de Saúde - SUS abrange diversas cirurgias plásticas, sendo o suporte para aquelas pessoas que precisam se submeter a estes procedimentos mas que, contudo, não possuem as condições financeiras necessárias para custeá-los.

Entretanto, devido a fatores que envolvem tanto a sua recorrência quanto a sua representatividade na vida de cada paciente em especial, podemos destacar, entre outros, os seguintes procedimentos estéticos que são aceitos dentro deste programa de saúde pública adotado em nosso país:

Reconstituição de lábio leporino

Se tratando de um problema de natureza genética, esta reconstrução evita que demais problemas atinjam o paciente em partes como os seus dentes ou mesmo gengiva.

Abdominoplastia

Esse tipo de procedimento trata-se de uma cirurgia destinada à realização da correção da flacidez e posterior redução da pele em situações que envolvem uma perda de peso considerável. Saiba mais sobre a abdominoplastia.

Vasectomia e laqueadura

A cirurgia de vasectomia tem por objetivo fazer com que o público masculino que não deseja ter filhos. Por sua vez, de igual modo, a cirurgia de laqueadura volta-se para as mulheres que têm o mesmo objetivo de não se submeterem a uma realidade de gravidez.

Redução de estômago

Também conhecida como Gastroplastia ou mesmo cirurgia bariátrica, este tipo de procedimento cirúrgico destina-se às pessoas que buscam e necessitam de ter uma redução significativa em seu peso corporal para combater, principalmente, os efeito danosos à saúde que podem ser causados justamente pelos problemas com a obesidade grave.

Redução das mamas e Ginecomastia

Sendo nomeada da mesma forma por Gigantomastia, esta cirurgia plástica tem seu público voltado para as mulheres que possuem uma realidade na qual o tamanho de suas mamas excede consideravelmente os padrões tidos como ideais e convencionais para a saúde do seu próprio corpo.

Por sua vez, este problema também pode afetar a realidade masculina, sendo então denominada de Ginecomastia. Esta intervenção com cirurgia busca contornar o crescimento anormal de mamas nos homens.

Catarata

Este tipo de intervenção cirúrgica destina-se a atender as pessoas que, porventura, tenham desenvolvido algum tipo de problema na parte do olho denominada como cristalino, prejudicando assim, consideravelmente, a sua capacidade e o seu campo de visão.

Cirurgia plástica pelo SUS: considerações finais

Como podemos perceber no decorrer deste post, para sabermos como conseguir cirurgia plástica pelo SUS, necessitamos do seguimento de alguns procedimentos.

Estes por sua vez, tem por objetivo avaliar a aptidão e as condições de cada paciente que pretende se submeter a uma cirurgia plástica automaticamente incluída neste sistema de saúde pública.

Sendo assim, ao listarmos alguns dos procedimentos cirúrgicos que são atendidos por este programa de saúde e que possuem maior demanda por parte dos pacientes que dele dependem, temos que a sua realização se mostra como uma alternativa eficaz no combate direto à realidades desfavoráveis à saúde de tais pessoas.

Por fim, esperamos que você possa ter compreendido quais são as medidas que precisam ser tomadas em caso de identificar uma possível realização destes ou outros tipos de procedimentos que venham a ser incluídos neste programa de saúde. 

Comentários
Assista ao vídeo