Cultura - Educação

Vestibular 2022: Fim do prazo das inscrições para a prova da UNESP

19 de Outubro de 2021

O período pré-vestibular é um dos mais decisivos e importantes de toda a vida. Basta perguntar a qualquer jovem que está passando por essa fase: a pressão para escolher uma trajetória de vida e a complexidade das provas de vestibular realmente marcam esta época.

Foto:  Fabio Mazzitelli - 15nov18 - ACI Unesp

 

Conforme nos aproximamos do final do ano, também se aproximam as provas de vestibular das mais diversas instituições de ensino, que podem formar novos universitários no ano que vem.

Além disso, diversos especialistas, professores, universitários e ex-alunos reforçam que a prova do vestibular é uma prova de preparo, resistência, tranquilidade mental e claro, domínio de diversas matérias.

Contudo, muitos destes profissionais também apontam a importância da segunda fase das provas e também de como a redação possui um papel chave na classificação de candidatos.

Portanto, a prática na escrita, a leitura e estudar alguns aspectos e exemplos de citação indireta e direta, podem fazer com que o desempenho na redação compense qualquer falha eventual que possa ser cometida ao longo da prova, afinal, são praticamente 6 horas de prova.

Mas na reportagem de hoje iremos focar um pouco mais na Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho', considerada uma das grandes universidades do estado de São Paulo e que encerra o prazo de inscrição hoje mesmo para o seu vestibular de 2022.

Inscrições para o vestibular da UNESP

Como dito acima, o foco da reportagem de hoje será na UNESP pelo fato de que as inscrições para seu vestibular terminam no dia de hoje (13) às 16 horas.

Para realizar a inscrição para a prova, basta entrar no site da Vunesp, órgão responsável por elaborar diversas provas de vestibular, inclusive a prova da UNESP.

O valor da inscrição para o vestibular de 2022 é de 180 reais,  e no dia 7 deste mesmo mês terminou o prazo para pedidos de isenção da taxa.

Nesta edição de 2022, de acordo com o portal R7 da Record, são oferecidas 7.690 vagas de ingresso distribuídas em 136 cursos de graduação espalhados em mais de 20 câmpus universitários.

Além disso, o calendário do vestibular 2022 da UNESP prevê provas em 35 cidades diferentes, sendo que 31 destas estão situadas dentro do estado de São Paulo. 

A prova de primeira fase será realizada nos dias 14 e 15 de novembro de 2021, enquanto a segunda fase será aplicada no dia 19 de dezembro.

A UNESP como universidade

Foto: Unesp/Reprodução

A UNESP, de acordo com sua página do Wikipédia e de acordo também com sua própria plataforma virtual, é uma das quatro universidades mantidas pelo estado de São Paulo, juntamente com:

  1. Universidade de São Paulo (USP)

  2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

  3. Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp)

  4. No entanto, a UNESP acaba sendo única no estado de São Paulo, principalmente, devido a quantidade de câmpus universitários desta universidade.

Enquanto as outras mantidas pelo governo do estado de São Paulo possuem no máximo 3 ou 4 câmpus diferentes, a UNESP conta com câmpus em 24 cidades diferentes, desde Jaboticabal, passando por Ourinhos e Registro e até mesmo a capital São Paulo.

Segundo a página da universidade e também segundo o Wikipédia, este modelo de vários câmpus ao redor do estado é diretamente inspirado no modelo da Universidade da Califórnia, que possui  23 câmpus em seu estado.

Fundação da universidade e dias atuais

A Universidade Estadual Paulista foi concebida no ano de 1976 através da incorporação de outros institutos educacionais isolados.

Grande exemplo disso, foi a aquisição da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, que foi englobada ao corpo da UNESP justamente no ano de 1976.

Com isso, a UNESP incorporou a si diversos institutos de educação em diversas cidades do interior de São Paulo e, nos dias de hoje, estes câmpus, como dito acima, totalizam 24 unidades educacionais, como por exemplo:

  1. Jaboticabal

  2. Registro

  3. Araraquara

  4. Dracena

  5. Itapeva

  6. São Paulo

  7. São José do Rio Preto

  8. Franca

  9. Bauru

  10. Botucatu

Além disso, juntamente com a Universidade de São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas e diversas outras espalhadas pelo Brasil, a UNESP possui uma produção científica extremamente relevante no cenário nacional e internacional, atuando através de parcerias no exterior, intercâmbios e participação em congressos internacionais.

Comentários
Assista ao vídeo