O Núcleo Luz, projeto artístico-pedagógico do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura, administrado pela Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, apresenta nos dias 1, 2 e 3 de novembro, a estreia do espetáculo de dança “Heurói” no Teatro Sérgio Cardoso, com entrada gratuita. Esta nova produção do Núcleo Luz, que integra também outras linguagens artísticas como canto e teatro, aborda com humor e delicadeza as aventuras e desventuras do herói humano.
O herói que protagoniza esta história não tem superpoderes, nem saídas mirabolantes. Tem o encanto e a vulnerabilidade da sua humanidade. Sua grandeza está na sua infinita capacidade de se reinventar diante daquilo que não dá certo.
O espetáculo é resultado de um processo de pesquisa, criação e montagem que teve início em junho de 2013 com os aprendizes que integram o Núcleo Luz. São jovens entre 14 e 22 anos vindos de diversas partes da região metropolitana e que têm em comum o interesse pela dança. “Durante esse processo eu convivi com Heróis. Heróis de carne e osso que, com seu suor e dedicação, tornaram esse espetáculo possível. Foi uma intensa jornada de descobertas, desafios e superação”, comenta a diretora Chris Belluomini.
Além desta curta temporada de estreia, o espetáculo tem apresentações agendadas na Fábrica de Cultura Jardim São Luís e no Theatro São Pedro ainda este ano, e deve ficar em cartaz ao longo de 2014 com datas e endereços a definir.
Núcleo Luz
O Núcleo Luz desenvolve desde 2007 um trabalho de vivência mais prolongada e aprofundada na linguagem da dança, por meio do ensino de conteúdos básicos, experimentação, criação e apresentação de espetáculo integrado a outras linguagens artísticas e conteúdos socioculturais.
O projeto é totalmente gratuito e oferece aos participantes bolsa-auxílio, transporte e alimentação. Cada edição dispõe de 50 vagas e propõe aos jovens a permanência de dois anos no projeto, ciclo correspondente a um espetáculo. Esses aprendizes têm aproximadamente 80 horas de atividades mensais, entre aulas e ensaios intensos, além da oportunidade de compartilhar suas histórias e experiências. Esta vivência por meio da dança aponta para novas perspectivas de integração social e percepção do corpo como canal de comunicação e expressividade artística.
Heurói é a quarta produção do Núcleo Luz, que já produziu os espetáculos Pedrinho Luz em 2007, inspirado no balé russo Petrouchka; Villa Luz – Mestiçagem, a rota das nossas histórias em 2009, baseado na vida e obra de Villa-Lobos, ambos sob a direção artística de Susana Yamauchi; e Rito de Passagem em 2011, inspirado em A Sagração da Primavera, também de Stravinsky, com direção artística de Chris Belluomini e apresentações em diversos teatros da capital e do interior.
Heurói – Ficha Técnica
Direção e Criação: Chris Belluomini
Assistentes Artísticos: Márcio Greyk e Mauro Ferreira
Música e Composição Original: Carlos Ranoya
Cenário e Figurino: Marcio Macena
Desenho de Luz: Miló Martins
Assistência e Operação de Luz: Danilo Martins
Ilustração Material Gráfico: Marcio Macena
Criação Gráfica: André Zampieri e Lua Nucci
Produção: Claudia Burbulhan
Intérpretes Criadores: Adriana Peixoto, Alex Araújo, Amanda Carvalho, Ana Carolina Silva, Andressa Palomo, Anelise Soares, Ariane Pirillo, Camilla Assumpção, Carlos Araújo, Cássia Silveira, Cléber Vieira Júnior, Danilo Estevam, Danilo Nonato, David Castro, Ednelson Guedes, Enoque Junior, Felipe Almeida, Fernando Ramos, Franciéliton Cardoso, Geislaine Lucena, Guilherme Ferreira, Gustavo Vaz, Harrison Rodrigues, Henrique Moreno, Jeniffer Mendes, Joelma de Souza, Jonathan Santana, Joyce Dantas, Juliana Souza, Kaique Kennedy, Letícia Bellato, Lilian Martins, Luan Assis, Lucas Lopes, Maitê Evangelista, Marcelino Dutra, Mariana Prado, Mariana Oliveira, Michelle Souza, Munique Mendes, Nathalia de Alencar, Nicole Santos, Rafael Oliveira, Rafaela de Alencar, Rivaldo Silva, Rodrigo Alcântara, Thaís dos Reis, Yasmin Ribeiro.
SERVIÇO
Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista | São Paulo, SP
Telefone: (11) 3288-0136
835 lugares
Dias 1, 2 e 3 de Novembro.
Sexta às 21h, Sábado e Domingo às 17h.
60 minutos. Classificação: livre.
Entrada Gratuita.
Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro no dia do espetáculo com 30 minutos de antecedência.