Colaboradores - Julio Di Madeo

A paz de um Paraíso durante a pandemia

13 de Setembro de 2021

Por Julio Di Madeo

As Ilhas Maldivas estão entre os destinos mais sonhados pelos viajantes. Paz, tranquilidade, calmaria. É isso que você encontra ao admirar o mar azul que se mistura com o céu e faz uma perfeita paleta de tons que não se acha em outro lugar do mundo.

Mas para chegar até lá, o caminho não é tão calmo, devido aos protocolos exigidos por conta da pandemia, mas nos dá uma certa segurança. O processo demanda uma série de documentos como a apresentação de passaporte com validade de 6 meses, exame PCR com laudo em inglês realizado com até 72 horas antes da partida, carteira internacional de vacina contra a febre amarela, tomada com 10 dias de antecedência, e formulário de saúde IMUGA – que é obrigatório no país - preenchido 24 horas antes da viagem.

A República de Maldivas é um pequeno país insular, ou seja, um país independente do continente, e fica situada no Oceano Índico, ao sudoeste do Sri Lanka e da índia. O arquipélago é formado por 1196 ilhas, onde 203 são habitáveis. 

Ao desembarcar em Male, capital do país, é concedido a todos um visto provisório de 30 dias e há a necessidade de apresentar novamente todos os documentos, além da reserva marcada em um hotel autorizado pelo governo.  Após todas as apresentações e a aprovação da entrada pelas autoridades, foram mais 40 minutos a bordo de um hidroavião para se chegar até a ilha onde ficava o hotel. 

Vale ressaltar que, para quem procura descanso, paz e tranquilidade em um cenário digno de paraíso, as ilhas privadas e exclusivas são as mais recomendadas pois possuem serviços completos de resort apenas para esta finalidade.

Além do turismo de resort, caso prefira conhecer mais da cultura e gastronomia local, visitar praias públicas e saber mais sobre seus habitantes, as ilhas locais habitadas são as mais indicadas. Porém, devido à pandemia é preciso se informar sobre as possibilidades e restrições de cada uma.

Completando a experiência, me hospedei no hotel Lux South que segue normas de segurança como o uso de máscara obrigatório, álcool em gel disponível, intensa higienização dos espaços comuns e no restaurante o uso de materiais de proteção por todos os funcionários. Foi uma experiência completa, tranquila e sobretudo segura em relação à pandemia. 

Pequenas províncias como a Ilha de Maldivas e, tantos outros destinos puramente turísticos, viveram tempos conturbados sem poder receber seus visitantes. O que vemos e esperamos agora é uma retomada segura, consistente e positiva onde no fim, ficam as experiências boas de mais um país conhecido. 

Comentários
Assista ao vídeo