Business -

Com retração de 0,7%, atividade do comércio registra primeira queda em três meses, revela Serasa

10 de Setembro de 2021

Queda foi maior no segmento de Veículos, Motos e Peças

Pela primeira vez em três meses, a movimentação do consumidor no comércio físico apresentou queda em agosto deste ano, com relação ao mês anterior, segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. A retração foi de 0,7%, puxada principalmente pelo setor de Veículos, Motos e Peças, que caiu 4,7% e teve o segundo mês consecutivo de números negativos. Os demais segmentos também tiveram redução, sendo a maior delas em Tecidos, Vestuário, Calçados e Assessórios. Veja os dados completos abaixo:

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a alta da inflação e a falta de insumos para alguns setores – como no caso dos veículos, motos e peças – foram os responsáveis pela queda nas vendas. “O recuo da atividade do comércio em agosto sinaliza que o país ainda enfrenta desafios por conta do alto desemprego e do aumento dos preços, por isso as pessoas estão restringindo as compras apenas ao essencial”, comenta.

Análise Anual
No comparativo entre agosto deste ano e o mesmo mês de 2020, o índice registrou aumento de 4,3%, o menor crescimento do ano em termos de variação interanual. A recuperação com relação ao tombo de 12% do ano passado é parcial e sofre com a retração dos segmentos de Combustíveis e Lubrificantes (-8,6%) e Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios (-7,8%).

Clique aqui e veja a série histórica do indicador na íntegra.

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa 

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.800 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Comentários
Assista ao vídeo