Notícias -

Serrana-SP inicia vacinação com a 3ª dose nesta segunda-feira

6 de Setembro de 2021

A cidade de Serrana (SP), que serviu como campo de pesquisa para um estudo do Instituto Butantan para vacinação em massa da população adulta com a CoronaVac, começa nesta segunda-feira (6) a aplicar a terceira dose para cinco mil idosos acima de 60 anos residentes no município.

O reforço do imunizante será oferecido a todas as pessoas acima de 60 anos ou imunossuprimidas no estado de São Paulo, devido a uma queda de proteção constatada para esse público e em razão dos novos riscos de disseminação da variante Delta.

No caso do município do interior paulista, a terceira dose funcionará também para o acompanhamento do Projeto S, que ocorreu entre fevereiro e abril desse ano. O estudo imunizou 98% da população adulta da cidade nesse período.

"O Projeto S foi inovador em termos de análise de efetividade vacinal em grande escala. Um estudo clínico escalonado que deu resultados extremamente importantes", disse Dimas Covas, diretor do Butantan.

Com a imunização em massa, segundo divulgou o instituto, houve quedas de 95% nas mortes, 86% nas internações e 80% em casos sintomáticos da covid-19. O projeto concluiu também que 75% da população com o esquema vacinal completo permitem que a pandemia seja controlada.

"Serrana é um exemplo não só para o Brasil, mas se tornou uma referência mundial. Fico feliz que essa projeção já se reproduza na geração de empregos e oportunidades para a população de Serrana", afirmou o governador João Doria (PSDB).

Em todo o estado, o término da vacinação com o reforço está previsto para o dia 10 de outubro. Em Serrana, a aplicação da terceira dose deverá ser concluída antes, mas não há data confirmada.

Comentários
Assista ao vídeo