Cultura - Música

Concerto na sala São Paulo reúne alunos e ex-alunos para celebrar os 15 anos da academia de música

27 de Agosto de 2021

Evento terá transmissão digital gratuita no YouTube da Osesp, regência de Wagner Polistchuk e Emmanuele Baldini e Fanfarras de Copland e Tower, entre outras peças, no programa 

No próximo domingo (29/ago), às 19h, alunos e ex-alunos da Classe de Instrumentos da Academia de Música da Osesp se encontram no palco da Sala São Paulo para uma ocasião muito especial: um concerto gratuito e com transmissão ao vivo que comemora nada menos do que 15 anos de atividades da Academia. O repertório trará obras de Mozart, Piazzolla e Strauss, além de uma “conversa” entre a Fanfarra para o Homem Comum, de Aaron Copland, e a Fanfarra para a Mulher Incomum nº 1, da compositora Joan Tower.

Ao longo de uma década e meia, mais de 250 alunos passaram pela Academia — classes de Instrumento, Regência e Canto Coral. A formação de músico de orquestra, a pioneira delas, já ajudou na formação de 183 jovens. Hoje, cerca de 80% deles estão atuando em grupos no Brasil e no exterior ou seguem se aperfeiçoando em instituições internacionais de referência (na própria Osesp há quatro egressos da Academia). No ano em que faz 15 anos, a Academia de Música passa também a atribuir, aos alunos que concluírem sua formação, o diploma de Curso Técnico (nas classes de Instrumento Musical e Canto), certificação reconhecida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e válida como Diploma Técnico Profissionalizante de Nível Médio, em todo o território nacional. 

“Em agosto de 2020, depois de anos como uma admiradora do projeto, fui convidada a integrar a equipe pedagógica desse centro de formação. Trabalhamos arduamente para que a Academia de Música da Osesp se transformasse em uma escola técnica e assim siga ainda mais forte em sua missão de transformar a vida de jovens por todo Brasil e pelo mundo. A comemoração dos 15 anos da Academia é a celebração de uma escola viva, integrada à vida de nossos corpos artísticos e que tem um compromisso muito importante com o futuro da música de concerto no país”, afirma Adriana Holtz, Diretora da Academia de Música da Osesp e violoncelista da Orquestra. 

“Completar 15 anos de atividades ininterruptas da Academia é uma vitória com sabor muito especial. Estamos falando de uma escola de formação técnica de alto nível, compatível com as expectativas internacionais quanto à formação do músico de orquestra, de coro e regente. Hoje, com a Academia figurando como Curso Técnico reconhecido pelos órgãos oficiais da educação, ganhamos ainda mais força e representatividade, e com isso nossa responsabilidade aumenta. O sentimento de missão cumprida pelos últimos 15 anos de maravilhosos resultados não nos exime de manter o foco naquilo que ainda podemos construir, aprimorar e oferecer aos jovens talentos que dedicam suas vidas à excelência profissional na música de concerto”, completa o Coordenador Pedagógico da Fundação Osesp, Rogério Zaghi. 

SOBRE A ACADEMIA DE MÚSICA DA OSESP 

Foi a dificuldade em encontrar novos músicos para orquestras brasileiras que levou à criação da Academia de Música, em 2006, apenas um ano após o nascimento da Fundação Osesp. Com educação teórica, instrumental e artística, os alunos da Academia são acompanhados de perto por músicos da Osesp e têm a possibilidade de assistir a todos os ensaios e apresentações dos corpos artísticos da instituição, vivenciando e participando do dia a dia de um grupo profissional. 

Em 2013, a Academia ampliou sua atuação na formação profissional de jovens músicos criando o Coro Acadêmico. Formado pelos alunos regulares da Classe de Canto da Academia da Osesp, o grupo é destinado ao treinamento de jovens através da experiência em prática coral, treinamento técnico-vocal orientado e conhecimento de repertório sinfônico para coro, além de aulas teóricas essenciais à formação musical. Parte fundamental das atividades do Coro Acadêmico consiste nas apresentações junto ao Coro da Osesp, dentro da Temporada da Osesp na Sala São Paulo, além de outros concertos organizados pela Coordenação dos Programas Educacionais da Fundação Osesp. 

Em 2016, a Academia amplificou ainda mais sua atuação com a criação do curso de Regência, que oferece aulas de técnica e repertório, além de masterclasses com nomes como Marin Alsop, Regente de Honra da Osesp, e regentes convidados da Temporada Osesp. 

A Academia de Música da Osesp conta com o patrocínio máster da Deloitte, patrocínio do Banco BV e do Instituto Cultural Vale, copatrocínio do GPA, apoio da Clariant, Verde Asset Management, BASF e Iochpe Maxion, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e ProAC. Conta também como apoio dos Associados do Programa Sou Osesp. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Secretaria Especial da Cultura — Ministério do Turismo — Governo Federal. 

PROGRAMA 

15 ANOS ACADEMIA DE MÚSICA DA OSESP
29 AGO (DOM), 19H00
ALUNOS E EX-ALUNOS DA ACADEMIA DE MÚSICA DA OSESP
WAGNER POLISTCHUK REGENTE
EMMANUELE BALDINI REGENTE
Aaron COPLAND | Fanfarra para o Homem Comum
Joan TOWER | Fanfarra para a Mulher Incomum nº 1
Richard STRAUSS | Serenata para Sopros em Mi Bemol Maior, Op.7
Astor PIAZZOLLA | Duas Peças para Orquestra de Câmara e Piano [Arranjo de José Bragato]
Wolfgang A. MOZART | Sinfonia nº 29 em Lá Maior, KV 201 


SERVIÇO 

29 de agosto, domingo, às 19h00 – Concerto Digital (gratuito)
Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16
Taxa de ocupação limite: 638 lugares
Recomendação etária: 7 anos
Gratuito. Retirada de ingressos pelo site https://osesp.byinti.com/ (limite de quatro entradas por CPF). As entradas estão esgotadas; caso haja devoluções, elas ficarão novamente disponíveis no sistema.
Estacionamento: R$ 28,00 (noturno e sábado à tarde) e R$ 16,00 (sábado e domingo de manhã) | 600 vagas; 20 para portadores de necessidades especiais; 33 para idosos. 

A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerenciadas pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura. 

Comentários
Assista ao vídeo