Cultura - Educação

“Ensinaria mais literatura mundial nas escolas”, disse Martin Puchner durante conferência

27 de Agosto de 2021

O filósofo e escritor alemão, Martin Puchner participou da 20ª FIL na noite desta terça-feira (24/8). Durante o encontro, ao lado do também filósofo Filipe Martone, o convidado falou sobre seu livro “O mundo da escrita: como a literatura transformou a civilização”.

Professor de Inglês e de Literatura Comparada e fã do escritor Umberto Eco, o filósofo e escritor alemão Martin Puchner também esteve na 20ª Feira Internacional do Livro (FIL) e participou da Conferência realizada na noite desta terça-feira (24) para falar sobre seu livro “O mundo da escrita: como a literatura transformou a civilização”. A obra é considerada um épico que vai de Gilgamesh (o quinto rei da 1ª Dinastia de Uruk) até as histórias de magia de Harry Potter, com uma visão ampla da história da literatura.

Foto: Sté Frateschi

Há 15 anos, ao ser convidado para editar uma antologia, Puchner descobriu diversas literaturas mundiais que desconhecia. Na época, resolveu registrar essas revelações em um livro. “Foi aí que tive o proselitismo de convencer as pessoas a lerem alguns dos textos que são menos conhecidos na maior parte do ensino literário Ocidental e de assumirem uma perspectiva mais ampla e mais aberta, que era nova para mim”, disse admitindo que essa foi a maior experiência de conversão que já teve entre a narrativa e as tecnologias de escrita que surgiram.

Foto: Sté Frateschi

Puchner lembrou ainda que, durante a pesquisa para a concepção do livro, começou a usar o termo fundamentalismo textual, porque, de acordo com ele, tanto na religião como em textos políticos fundacionais, os conteúdos muitas vezes terminavam mal, especialmente quando as comunidades interpretativas insistiam no formato original. “Era aquela coisa de ‘precisamos voltar ao mundo de 2 mil anos atrás’. Acredito que não temos que nos livrar destes textos fundamentais, mas devemos ter a certeza de que nós deixamos dar muita margem de manobra para interpretá-los. E traduzi-los para que possam estar em nosso próprio tempo”, afirmou.

Durante o bate-papo com o também filósofo Filipe Martone, o autor que também é crítico literário, comentou que não se considera um leitor assíduo.  Ele contou ao público que o seu despertar intelectual chegou um pouco tarde, já na faculdade. Leitor de contos de fadas russos, gosto que herdou de sua mãe, Martin Puchner confessou ainda que, na adolescência, foi leitor da trilogia Senhor dos Anéis. “Acho que foi um dos poucos livros que li várias vezes”, admitiu. No entanto, a experiência transformadora veio quando começou a ler assiduamente.

Adotando essa nova dinâmica de leitura, ele teve interesse pela literatura do italiano Umberto Eco, autor de um dos maiores sucessos literários mundiais, “O Nome da Rosa”. “Estudei na Itália e sempre fui um grande fã dele, principalmente pela forma como combinava as narrações, as pesquisas e os desdobramentos das histórias”.

Com referência à educação, o escritor declarou que falta às escolas o ensino da literatura mundial. “Não aprendemos o suficiente sobre países diferentes. As grades curriculares de ensino médio, por exemplo, podem muito bem incluir a literatura de alguns países que fazem isso melhor do que os outros, pois eu realmente acredito na literatura que circula. Acredito que a tradução de literaturas pode ser uma grande experiência”, avaliou.

Antes da Conferência, a atriz e produtora cultural Ana Luz, ao lado do ator João Vítor Zanato, apresentaram o web programa Conexões Literárias, com o tema “Uma visita à obra de Martin Puchner”, em homenagem ao palestrante.

Para acompanhar a programação completa da FIL, basta acessar os canais da Fundação do Livro e Leitura: www.fundacaodolivroeleiturarp.com e o canal do YouTube (FeiraDoLivroRibeirao).

Mais informações do evento pelas redes sociais:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)

Sobre a 20ª FIL

Considerada a segunda maior feira do livro a céu aberto do Brasil e uma das maiores da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto 2021 chega com uma edição histórica com participações internacionais e formato 100% on-line. Com 20 anos de história e 19 edições realizadas, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto já reuniu mais de 3 mil escritores e artistas, com 6 milhões de leitores visitantes.

Para acompanhar a programação completa, basta acessar os canais da Fundação do Livro e Leitura: www.fundacaodolivroeleiturarp.com e canal do YouTube (FeiraDoLivroRibeirao).

O evento dispõe de uma livraria virtual com obras de todos os autores participantes do evento, a preços acessíveis, que também pode ser acessada pelo site da Fundação. Já para participar da plateia virtual das atividades, as inscrições são feitas pelo Instagram da entidade: @fundacaolivorp (com link na bio).

Até o próximo domingo (29), a programação da 20ª FIL segue reunindo nomes importantes no cenário cultural nacional e internacional. Totalmente gratuito, o festival literário é acessível, com interpretação em Libras para todas as atividades, autodescrição realizada pelos participantes e legendas nas atrações internacionais em que os convidados não falam a língua portuguesa. No total, o evento apresenta cerca de 60 atividades e 110 horas de programação.

Protocolos de Saúde

Toda a equipe e convidados que participam presencialmente do evento seguem a um rígido protocolo de saúde obrigatório, que inclui testagem e uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), como máscaras e protetores faciais.

Para acompanhar a programação completa, basta acessar os canais da Fundação do Livro e Leitura: www.fundacaodolivroeleiturarp.com e canal do Youtube (FeiraDoLivroRibeirao).

Mais informações do evento pelas redes sociais:

Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)

Realização

Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam:

A 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto conta com Patrocínio Diamante: GS Inima Ambient. Patrocínio Ouro: Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia; GasBrasiliano e Grupo São Francisco/Hapvida.  Patrocínio Prata: Savegnago. Patrocínio Bronze: Passalacqua, Pedra Agroindustrial, Madeiranit e Riberfoods.  Patrocínio: ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, RibeirãoShopping e Usina São Martinho. Apoio: Baldocchi Assistência Familiar, Rápido D’Oeste LTDA., Ribeirão Preto|Região – Convention & Visitors Bureau, Santa Helena, SICOOB Cooperac, Grupo Utam, Grupo Via Brasil. Instituição Cultural: SESC. Apoio Cultural: ALMA – Academia Livre de Música e Artes, Biblioteca Lélia Abramo, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Coderp, DE – Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva/RP, Fundação Educandário, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Painew – Outdoor e Painéis, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Cultura, Verbo Nostro Comunicação Planejada.

Realização Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Comentários
Assista ao vídeo