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Como aumentar as visualizações na live do Instagram

19 de Agosto de 2021

Se você trabalha com a internet ou pretende trabalhar; ou se você é dono de uma empresa que faz seu marketing através das redes sociais, provavelmente sabe da importância que é ter um bom engajamento no Instagram. Nesse artigo, trouxemos diversas dicas sobre como aumentar as visualizações na live do Instagram e, assim, melhorar suas vendas.

Confira abaixo!

Por que eu devo fazer uma live no Instagram?

O instagram é, hoje em dia, a nova rede social da moda, ocupando o lugar que antes pertencia ao facebook e que já foi também do orkut. Nesse contexto, não é de se espantar o fato de que a maioria das pessoas possuem conta nesta plataforma e que gastam diariamente várias horas por dia zapeando a rede. Dessa forma, estar ativo nessa rede social é uma estratégia de marketing que muitas empresas vêm adotando nos últimos tempos. 

Em primeiro lugar, antes de qualquer coisa, é preciso ponderar que, para ter sucesso nessa rede social e alcançar cada vez mais pessoas que tenham interesse no seu produto, é preciso entender como o Instagram funciona. Isso porque essa plataforma com base em um algoritmo que determina qual é o alcance que cada conta vai ter em suas publicações, ou seja, esse algoritmo determina quem vai ver o que você posta.

De maneira simplificada, isso basicamente significa que, mesmo que você tenha 1.000 seguidores no Instagram, nem todos eles receberão suas postagens no feed. Basicamente, a empresa trabalha da seguinte maneira: ela mostra sua postagem primeiro para apenas uma parcela dos seus seguidores. Se houver uma boa taxa de interação entre os seus seguidores que viram e o conteúdo que você postou, então ela será mostrada para cada vez mais grupos e assim por diante. Revenda Seguidores.

Nesse contexto, uma das formas de conseguir engajamento é através de transmissões de lives no Instagram. Isso acontece porque, diferentemente das postagens no feed e dos stories, as lives do Instagram notificam os seus seguidores quando começam e aparecem em destaque antes dos stories, o que dá a chance de que cada vez mais pessoas vejam que você está ao vivo.

Além disso, um outro motivo para que você comece a fazer lives no instagram é o fato de que as pessoas preferem assistir live do que ler, por exemplo, explicações sobre um produto. Uma pesquisa feita pela New York Magazine afirma que 80% dos entrevistados disseram preferir assistir live do que ler, 82% disseram gostar de acompanhar lives de marcas e mais da metade afirma que, inclusive, pagaria para assistir lives.

Dessa maneira, é muito importante que você comece a adotar estratégias específicas para fazer com que a rede social fique a favor das suas vendas online. Para isso, você deve, entre outras coisas, aumentar as visualizações na live do Instagram. Nesse contexto, visando ajudar, abaixo, traremos algumas dicas muito interessantes de como aumentar as visualizações de forma simples e fácil.

Não sabe como iniciar uma live no Instagram? Confira abaixo!

A intenção do Instagram é conectar pessoas de forma fácil e com diversas funcionalidades. Sendo assim, iniciar uma live no instagram é bastante simples. Para isso, basta seguir as instruções abaixo:

Passo 1: tenha um celular (ou câmera) com conexão com a internet;

Passo 2: abra o aplicativo do Instagram na conta que você deseja iniciar a transmissão ao vivo;

Passo 3: se você estiver na página inicial do Instagram, deslize a tela para o lado ou clique no sinal de + que está localizado na parte superior da tela ao lado do coração que informa suas atividades. Isso vai te levar até uma nova página (a que normalmente você usa para postar no feed ou para postar stories). Uma vez estando nela, deslize o dedo lateralmente até encontrar a opção “Ao Vivo”;

Passo 4: uma vez a transmissão iniciada, ela poderá ficar ao vivo por 59 minutos. Depois, o Instagram vai encerrá-la automaticamente. Portanto, planeje-se.

Passo 5: se assim desejar, você pode convidar ou aceitar pessoas para que elas participem da live. Para isso, basta iniciar a live sozinho e, depois, clicar no ícone que mostra duas carinhas que estão sobrepostas. Você só poderá convidar pessoas que estão assistindo a live que você iniciou. Caso deseje remover a pessoa que você convidou para a live, basta apertar no “X” que está na parte superior da tela. Divulgação de notícia.

Passo 6: quando quiser encerrar a transmissão ao vivo, basta clicar em “Encerrar”;

Passo 7: para salvar a live no seu IGTV ou deixar a live disponível por 24 horas com formato de stories, você precisa clicar no ícone de salvar;

Como eu faço para aumentar as visualizações na live do Instagram?

Até aqui, nós te mostramos quais são as vantagens de utilizar a ferramenta de lives no instagram e como iniciar sua própria live. A partir de agora, traremos diversas dicas sobre como fazer para aumentar as visualizações na live do instagram. Confira abaixo!

  1. Utilize o máximo dos recursos que estão disponíveis na plataforma: você pode usar um filtro, ligar um flash, definir se quer fazer a live com a câmera frontal ou traseira do seu celular, pode fazer live apenas para um grupo específico de pessoas, permitir ou bloquear mensagens no chat, fixar comentários e avisos na barra do chat, inserir filtros específicos, planos de fundo, palavras-chaves, salvar a live, entre outros, 

  2. Use artifícios para manter a sua taxa de retenção alta, ou seja, torne sua live dinâmica o suficiente para prender seu público. Algumas dicas interessantes são: separar o conteúdo da live em tópicos e não se demorar muito em cada tópico, fazer sorteios ao fim da live, deixar os melhores assuntos para o final, abusar de recursos visuais, interagir com o público, entre outras coisas;

  3. Planeje o que será exibido na live: é muito importante que você crie um roteiro de acontecimentos para que você não fique perdido durante a live, não há nada pior do que ver alguém falando sem saber o que vai falar;

  4. Organize o cenário em que a live vai ser gravada: uma live de respeito precisa ter um cenário bonito ou, no mínimo, neutro o suficiente para que não roube o foco do telespectador. Nesse contexto, é interessante investir em um ambiente limpo e arrumado. Ainda, se possível, adotar um fundo com livros, quadrinhos decorativos, plantas ou painéis também pode ser uma excelente opção;

  5. Invista em iluminação de qualidade: para que o cenário e você fiquem bem destacados na live, é muito importante que você invista em iluminação. Não se preocupe, não estamos falando sobre comprar lustres nem nada do tipo: ring light ou fitas de LED podem ser o suficiente se você souber usar essas ferramentas da maneira certa. Na dúvida, teste antes de iniciar a live;

  6. Invista na qualidade da imagem: essa é uma dica importante e também está relacionada com a iluminação. Isso porque muitos dos celulares que possuem câmeras não tão boas precisam de mais iluminação para que sejam capazes de oferecer boa qualidade de imagem. Então, caso você não tenha uma câmera boa, uma dica é investir em iluminação ou em filtros;

  7. Não esqueça de garantir que o áudio captado seja de boa qualidade. Para isso, você pode usar microfones de qualidade ou, caso não tenha condições, até o uso de um fone de ouvido com microfone já pode ajudar e muito (como aqueles fones que acompanham o celular);

  8. Antes de iniciar a live, treine: é normal que muita gente fique nervoso ao iniciar uma live e, por esse motivo, acabe por não ter clareza no uso de suas palavras. Dessa maneira, é muito importante que você treine a dinâmica do que será dito para que seja capaz de performar com boa dicção;

  9. Garanta que a sua conexão com a internet não será interrompida no meio da live, pois isso pode fazer com que sua taxa de retenção caia, tendo em vista que muita gente desiste de acompanhar a live quando isso acontece; Painel SMM.

  10. Se possível (e se preciso), contrate uma equipe profissional para te ajudar na transmissão da live: lives feitas em estúdio ou animadas por especialistas da área de vídeo transmitem um profissionalismo. Além disso, uma equipe pode te ajudar com dicas para que você mantenha sua taxa de retenção alta, te possibilita usar a identidade visual da sua marca como “filtro” para a live, te ajuda a criar um roteiro, te proporciona uma boa iluminação, bons equipamentos, entre outras coisas;

  11. Além disso, é importante que você entenda que quanto mais lives você fizer, maior será suas visualizações; 

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