Cultura - Música

Glauco Ribeiro resgata o MPB dos anos 70 no lançamento "Pra Dentro!" Com letra poética

13 de Agosto de 2021

Com letra poética, a canção reflete sobre os processos de introspecção e ressignificação nos tempos atuais

O compositor, cantor e músico Glauco Ribeiro apresenta sua mais nova obra, inspirada nos clássicos da música popular brasileira, principalmente na memorável década de 70 e nos grandes compositores do Clube da Esquina. Embalada por requintados dedilhados de violão e piano, a canção "Pra Dentro!" traz um olhar sensível e profundo sobre este desafiador período de introspecção mundial que foi desencadeado pela pandemia, e que se estende há 1 ano e meio, no Brasil. Para o artista, esse processo de olhar para si foi transformador e trouxe-lhe novos significados e perspectivas que, por consequência, transbordaram para seus novos trabalhos. O novo single vem acompanhado de um lyric video com estreia em 13 de agosto nas plataformas de streaming e no YouTube.

"Pra Dentro!" é o quinto single inédito de Glauco, desde o lançamento de seu segundo álbum Simples, realizado no final de 2019. A composição autoral reflete parte da experiência que o próprio artista vivenciou durante esse período em que tudo parou, tendo o setor artístico como o mais afetado. "A principal mensagem da letra é fazermos um exercício de deixar o que está fora e nos concentrarmos no que está dentro de nós. A gente se preocupa tanto com o que é externo, que acabamos dando significado para as coisas com referências que não são nossas. Acredito que o nosso olhar para o mundo tem que vir a partir do que está dentro de nós e não o contrário", explica Glauco sobre a essência da canção.

A produção musical é assinada por Pedro Penna, que também assume os arranjos de violão e guitarra ao lado dos músicos: Leonardo Rosa, na bateria, Fábio Sá, no baixo elétrico, e Helton Moura, no piano.

Até o fim deste ano, Glauco planeja lançar mais 3 novos singles, regados de muita brasilidade, sinceridade e elegância, sempre presentes em seus trabalhos.

Letra - "Pra Dentro!"

Faz seu silêncio e se escuta… Cala o barulho que faz lá fora. Apaga os olhos com escuridão, Deixa que o nada te leve embora.

Coloca a vida na espera...

E aceita tudo na sua demora. Sinta que nada te altera,

Finja que o tempo só tem o agora.

 

Porta o seu corpo e desfruta... É só o que você tem por ora. Vista a sua pele com gratidão,

Vem de quem chega de vez e mora.

 

Perca o seu ego e sossega... Leve você se fará.

Respira a calma mais cega, Agora se entrega e receba que...

 

Tudo tem o seu sentido, Tem que procurar.

É que está dentro, onde Não pensou mirar.

Sobre Glauco Ribeiro

Todo o processo artístico de Glauco Ribeiro aconteceu fora de uma régua cronológica normal. Ainda bem! Do contrário, não teríamos um músico tão experiente a lançar suas obras autorais com influências, sonoridade e referências que remetem ao melhor da música brasileira de maneira tão delicada. Glauco nasceu filho de professores de piano nos efervescentes anos 1960, resolveu empunhar o violão aos 8 anos e aos 13 descobriu-se compositor, antes até de se considerar músico de fato. Gostava de melodia e textos, o que fez unir a paixão de escrever letras e montar o quebra-cabeças com a composição de melodias.

Apaixonado pela música brasileira em sua totalidade, Glauco tem como principais inspirações artistas como Milton Nascimento, Noel Rosa, Chico Buarque e Djavan. Iguaria foi seu primeiro disco de canções autorais, lançado quando ele tinha mais de 40 anos, com todas as composições que guardava desde a adolescência. Simples, seu segundo álbum lançado em 2019, parte da proposta que o nome entrega: canções elaboradas a partir de seu núcleo melodia e letra, para extrair o máximo de beleza de sua forma mais… Simples. Glauco também já apresentou mais cinco singles inéditos: Ouvi Dizer (2020), Você está linda (2020), Aceita o Vento (2020), Alma Gêmea (2021) e o lançamento "Pra Dentro!".

Comentários
Assista ao vídeo