Cultura - Música

Nova voz do pagode: Jecy lança EP "Jogo de Aposta" nesta sexta pela Som Livre

13 de Agosto de 2021

Em primeiro trabalho de composições inéditas, cantora mostra seu talento e representa nova geração de mulheres no pagode

Chegou o poder feminino que o pagode precisava! Nesta sexta-feira, 13 de agosto, a cantora e compositora Jecy lança seu primeiro trabalho autoral pela Som Livre. O EP "Jogo de Aposta" apresenta 5 faixas de composições próprias, sendo 4 inéditas, e já se encontra disponível nas plataformas de streaming - ouça aqui. A música de trabalho "Bloqueio de Tela" vem acompanhada das também exclusivas "Pipoca", "Inspirado" e "Entrando nesse jogo", além da já conhecida do público "Jogo de Aposta", que acumula mais de 1 milhão de visualizações no YouTube.

Jecy gravou o EP no Rio de Janeiro/Divulgação Som Livre

Todas as faixas saem com videoclipes junto ao EP - assista aqui.

A artista, que começou como compositora e se apresentando na igreja, viu que estava na hora de dar um passo a mais na carreira, como cantora, após conquistar um de seus ídolos, o cantor Ferrugem, com duas músicas de sua autoria. "Eu e Lincoln (empresário e produtor musical) temos uma sintonia muito boa. No processo de composição, a gente já sabia que as músicas iriam pro Ferrugem, então queríamos algo que fosse à altura do cantor e graças a Deus fomos abençoados. Quando saiu o EP dele com as duas músicas eu chorei de emoção, porque eu sou super fã do trabalho do Ferrugem e ver o cara cantar o que escrevi foi uma sensação única", declara Jecy relembrando o momento especial que deu o pontapé inicial em sua carreira.

Com uma voz doce, porém carregada de potência e personalidade, Jecy aposta no romantismo para este primeiro trabalho. A canção "Bloqueio de Tela" traz trechos como ‘Juro que depois que assumi / To levando a sério esse papo de nós dois / Privilégio meu você não deixa para depois / Coração é um mistério / Ser a sua primeira opção alimenta o ego / E eu não sei se sim ou não / Pode estar brincando, eu fui na configuração / Pus você no bloqueio de tela’, evidenciando o talento da artista para letras carregadas de paixão e também sofrência. "O que me move a escrever são as pessoas e o que eu acho que elas sentem... Eu sempre digo que não faço música pra mim, mas para o mundo. Imagino que em cada lugar vão ter pessoas que estão vivendo histórias parecidas com minhas composições", explica sobre suas inspirações.

Tatuagens, piercing, corte sidecut (cabelos raspados na lateral da cabeça acompanhando um corte na sobrancelha) e levantando a bandeira LGBTQIA+, Jecy veio mesmo para quebrar barreiras no pagode. E a artista faz questão de falar sobre o assunto: "Por ser mulher no meio musical já é difícil demais e ainda sendo LGBTQIA+ é uma luta maior ainda. Eu sempre sou confundida ou comparada com homens que cantam pagode, querem sempre me rotular pro lado masculino... mas eu sempre vou gritar que sou uma MULHER que ama o que é e que vai cantar pagode pro mundão afora. Quero ser inspiração para muitos, quero que minha arte e minha vida sirvam de exemplo. Jamais desistir, sempre lutar!", desabafa.

Gravado ao vivo no Rio de Janeiro, somente com banda, o projeto audiovisual traz uma atmosfera evidenciando a natureza da cidade maravilhosa, entre árvores, céu azul, cores e texturas. Quem assina a direção de vídeo é Matheus Pato, com direção geral de Flávio Patutta. A produção é do empresário e produtor musical da cantora, Lincoln de Lima, que também agencia o cantor Ferrugem.

Sobre a expectativa de lançar seu primeiro projeto musical, Jecy abre o coração: "Eu tô sentindo uma mistura de sentimentos, parece que vou acordar de um sonho bom. É tanta coisa boa aqui dentro de mim, só de imaginar que minhas composições vão fazer sentido pra alguém é algo tão realizador… Minha maior motivação nesse projeto é levar música boa para as pessoas. É uma experiência que jamais vou esquecer".

Jecy assinou contrato com a Som Livre em fevereiro deste ano e também lançou duas versões de pot-pourri, homenageando grandes nomes do pagode e do samba. A cantora escolheu seis músicas especiais, que marcaram gerações e até hoje seguem fazendo sucesso na boca do público. A performance de Jecy inclui artistas como Art Popular, Só Pra Contrariar, Exaltasamba, Xande de Pilares, Maria Rita e Mumuzinho, e pode ser conferida nas plataformas de streaming e no canal do YouTube da cantora.

Moradora de Caxias, no Rio de Janeiro, a artista de 26 anos ostenta uma voz marcante e é a grande aposta da nova geração feminina do pagode. Jecy Calcanho, ou apenas Jecy (pronuncia-se Diéci) como adotou seu nome artístico, fez da música uma válvula de escape para sua timidez na adolescência. A partir da primeira música, nunca mais parou, descobriu que o que antes era uma fuga em sua rotina, na verdade sempre foi sua vocação. Começou se apresentando na igreja e nos grupos de amigos até ser descoberta e agenciada por Lincoln de Lima e ter suas composições na voz de um de seus ídolos: Ferrugem. As faixas "Grita que me ama" e "Tão ausente" presentes no lançamento do último álbum do cantor, ‘Abre Alas’ (2020), são de autoria de Jecy.

EP "Jogo de Aposta" - Jecy

Lançamento Som Livre - 13 de agosto/2021

5 faixas

1- Bloqueio de Tela

2- Jogo de Aposta

3- Pipoca

4- Inspirado

5- Entrando nesse jogo

Acompanhe Jecy nas redes:

Youtube.com/jecy

Instagram.com/oficialjecy

Facebook.com/jecyoficial

Twitter.com/jecyoficial

Comentários
Assista ao vídeo