Colaboradores - Julio Di Madeo

Compras na palma da mão: e-commerce dispara e pode ser uma alternativa para sua empresa

13 de Agosto de 2021

Por Julio Di Madeo

Com as lojas físicas fechadas, as medidas de restrições de circulação do ano de 2020, muitas empresas precisaram se reinventar e de adequar ao ambiente digital – que é onde o seu cliente esteve mais presente durante este período.

Já outro relatório, dessa vez de 2021, realizado pela Ebit Nielsen aponta que no primeiro semestre as compras virtuais chegaram a marca de R$ 53,4 bilhões se comparado ao mesmo período do ano passado. Ainda segundo a pesquisa, os setores de lojas de departamento e esportivos dispararam as buscas, seguidos pelos itens de Petshop e alimentação.Segundo o estudo Recovery Insights, feita por uma empresa de cartão de crédito, o e-commerce teve uma expansão de 75% em 2020 apenas no Brasil e relacionada a esta bandeira de cartão e representou 11% das vendas no varejo no período, ante 6% no período antes da pandemia. 

O maior acesso a estas buscas e compras foi realizado pelos aparelhos de celulares. Sem dúvida, os números refletem uma nova tendência surgindo.

Durante a pandemia, grandes varejistas abriram suas plataformas para pequenos negócios divulgarem seus produtos e também ofereceram vários benefícios como meses grátis em streaming, frete grátis e outros.

Tudo isso, aliado a praticidade de ver detalhes dos produtos, especificações, comentários de outros compradores e por muitas vezes, sem custos nas entregas, deixaram as compras pela internet mais atrativas e tornaram a experiência de compra mais viável.

As compras de e-commerces vieram pra ficar e cabe agora às empresas se adequarem a esse novo movimento e surfarem na onda da internet – independente da volta dos negócios presenciais.  É preciso planejar todas as pontas: logística, produtos, entrega, atendimento, suporte. Todos têm um papel importante para engajar o cliente e a internet pode ser a principal aliada para alavancar as vendas em qualquer situação, seja ela de crise ou não.

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