Informes -

Médico Milton Malheiros orienta para o uso adequado da máscara após cirurgias de Rinosseptoplastias

3 de Agosto de 2021

O uso de máscaras é obrigatório e em caso de descumprimento o infrator fica sujeito as devidas penalidades. Em tempos de pandemia, se tratando de procedimentos cirúrgicos, os cuidados com uso da máscara precisam ser redobrados para evitar complicações no pós-operatório.

Segundo o médico Milton Malheiros, especializado em Otorrinolaringologia, pós-graduado em Cirurgia Facial e referência nacional em Rinoplastia, o uso inadequado das máscaras vem aumentando os índices das infecções nasais nos pós-operatórios de Rinosseptoplastias. Sua opinião é compartilhada por outros Otorrinolaringologistas, especializados em Rinosseptoplastias, que também perceberam o aumento das infecções nasais após início da pandemia nos pós-operatórios destas cirurgias.

Os números viraram tema de discussão permanente em seus grupos de pósgraduações. As infecções acontecem principalmente nos casos de Rinosseptoplastias abertas, onde há incisões, cortes, na columela nasal, parte inicial do nariz onde separa uma narina da outra.

Milton acredita que a ocorrência se deve ao uso inadequado das máscaras. Seus questionamentos são decorrentes da forma inadequada que seus pacientes estão usando suas máscaras que não são trocadas com a frequência ideal.

“A situação piora em casos pós-operatórios pelas secreções nasais com restos sanguíneos que servem de alimento para microrganismos, aumentando as chances de contaminação das máscaras. Normalmente o indicado é a troca a cada três horas. É preciso lavar as máscaras feitas de pano e não reaproveitar as descartáveis. Mas em caso de molhar o tecido o indicado é trocar imediatamente, mesmo que o período seja inferior a três horas de uso”, esclarece Milton.

Pacientes de casos pós-cirúrgicos vinham usando as mesmas máscaras o dia inteiro, mesmo quando estavam úmidas. Malheiros lembra que sempre há “restos de sangue”, o que propicia meio adequado para o crescimento de microorganismos, principalmente bactérias.

Milton, assim como outros especialistas, reforçam as orientações para o uso adequado das máscaras nos casos pós-operatórios conciliando com o uso de medicamentos tópicos pelo tempo necessário para diminuir as possibilidades de contaminações e infecções. Vale ressaltar que o uso adequado das máscaras é indicado para todas as pessoas e não apenas para as que fazem cirurgias nasais durante o período da pandemia.

“O uso das máscaras é uma das indicações imprescindíveis para evitar infecções da Covid. Portando não deixe de usar a sua da maneira adequada, já que estas cirurgias, além de melhorar sua estética e autoestima, melhora também sua respiração nasal. E boa respiração nasal é empolgante para termos saúde”, encerra Milton Malheiros.

Para mais esclarecimentos sobre o assunto o instagram do médico Milton Malheiros é @drmiltonmalheiros_rino

Comentários
Assista ao vídeo