Notícias - Televisão

Samanta Precioso retorna às telinhas para a sexta temporada da premiada série ‘Escola de Gênios'

14 de Julho de 2021

A atriz - que também já participou de 'As Filhas da Mãe' e 'Pequena Travessa' - vive a vilã Edna na produção, que estreia sua sexta temporada no dia 8 de julho no Globoplay

Com diversos trabalhos no currículo como em “Pequena Travessa” e “As Filhas da Mãe”, Samanta Precioso se prepara para voltar às telinhas em “Escola de Gênios”. A sexta temporada da premiada série estreia no dia 08 de julho, primeiramente, apenas no Globoplay. Posteriormente também será liberada nos canais Gloob e TV Cultura onde também é exibida. Vivendo a vilã Edna, a atriz fala com felicidade e animação sobre o seu retorno ao projeto.

Samanta como a vilã Edna
Foto: Eduardo Viana

“Foi uma mistura linda de artistas e técnicos no set e fora que deu um resultado que o espectador consegue sentir assistindo”, acredita.

Com doses de ‘maldade’ e humor, Samanta adianta um pouco sobre a personagem. “A Edna saiu da terceira temporada derrotada em uma competição entre as duas escolas – Robotec e Escola de Gênios. Ela volta determinada e preparada para não perder novamente”, conta a atriz que promete um final emocionante: “Se vão conseguir acabar com a Escola de Gênios, não posso contar. Mas o público pode esperar muitas emoções”.

‘Sofri um pouco com a minha primeira vilã’

Samanta engrossa o coro dos atores que amam interpretar antagonistas. “A gente, geralmente, faz uma ideia muito boba de quem a gente é. Ou se acha muito bom, ou se acha um nada. O exercício de interpretar um vilão bom é o exercício de borrar essas fronteiras, tensionar os limites de quem você é num campo seguro que é o da ficção”, aponta.

A atriz se diz uma pessoa de sorte por conseguir encarnar ‘personagens maldosos’, mas diz que não foi fácil viver essa experiência de primeira: “Minha primeira vilã no teatro foi em 2008 e sofri um pouco. Foi difícil acessar as partes escuras, mesquinhas, odiosas e mostrá-las escancaradas para uma multidão ver”, relembra.

Prêmios

Em 2019, “Escola de Gênios” foi eleita a melhor série brasileira de ficção pelo Prêmio do Cinema Brasileiro. Samanta Precioso acredita que o público infanto-juvenil precisa de identificação e que encontram isso na produção. “Eles querem se ver em cena, querem ver as suas questões sendo destrinchadas. Os roteiristas não minimizaram as questões dessa fase da vida, nem fizeram uma caricatura”, afirma a atriz.

“Fora que criaram uma escola maravilhosa onde todos gostariam de estudar, cheia de personagens geniais que eram reconhecidos e amados por suas potências e fragilidades também, como todo ser humano gostaria de ser. A série acertou em cheio”, completa.

Arte e Educação

Com um currículo lotado de trabalhos e personagens de sucesso, Samanta também é diretora teatral, dramaturga, gestora cultural e educadora. Ela conta que decidiu ingressar na carreira artística na primeira vez que assistiu a um espetáculo. “Lembro da sensação de pisar pela primeira vez naquele lugar e sentir o cheiro do teatro. Acho que decidi ali que queria ser atriz”.

Porém, conforme foi crescendo, sentiu que poderia fazer ainda mais e ganhou forças para agir e lutar também na área da educação. “À medida que fui crescendo e vendo o mundo fora do que eu conhecia, decidi que tentaria ajudar o maior número de gente como o teatro havia me ajudado”, relembra Samanta que dá aula desde os 16 anos e se sente realizada atuando e ensinando: “Para mim, não existe diferença entre o que sentimos quando estamos criando em cena e o que sentimos quando estamos criando com os alunos em sala de ensaio”.

Novos Projetos

A cabeça está a mil, trabalhos em andamento, textos sendo produzidos... são muitos os planos e projetos que Samanta Precioso está tocando. “Estou dirigindo e escrevendo “A peça Invisível”, parte dela é online com interação com a plateia. Para fazer essa produção tivemos que aprender tudo de novo, foi difícil e bonito”, conta a atriz que não pretende diminuir o ritmo.

“Tenho dois textos que escrevi e que quero logo levar aos palcos assim que reabrirem. Também escrevi uma série de livros infanto- juvenis sobre temas pouco abordados como o luto, a autonomia afetiva, o feminino e o masculino”, diz a multifacetada Samanta, que credita à maturidade o abandono a certos pudores: “A medida que envelhecemos temos histórias melhores para contar e a gente, como artista, vai se despindo de qualquer vaidade ou pudor”.

Mais informações: 

https://www.instagram.com/samantaprecioso 

contato@vgiagentes.com.br  

Comentários
Assista ao vídeo