Por Julio Di Madeo
Eles são práticos de adaptar na rotina e passivos de participação. Seu acesso pode ser feito de qualquer local ou qualquer momento do dia. Os podcast sempre existiram e foram úteis, porém, só agora, explodiram e estão chamando a atenção das novas gerações.
A criação desse modelo de informar impulsiona novos ouvintes e também abre mais o leque de oportunidades para realizar novos negócios. Segundo a ABPOD (Associação Brasileira de Podcasters), que mediu a audiência desde o início da pandemia, a análise apontou uma retomada de crescimento no país impulsionada principalmente pelos podcasts transmitidos via Youtube e, também um aumento expressivo de novos canais – com a limitação de circulação, as marcas precisaram passar seus conteúdos e encontraram no áudio, uma forma de alcançar os lares brasileiros.
Ainda de acordo com a Associação, em 2019, o número de ouvintes correspondia a 17,3 milhões de pessoas e a estimativa, para este ano, fica na marca de 34,6 milhões de pessoas – o que corresponde a 8% da população.
Os podcasts são provas de que, é sim possível informar com conteúdo de relevância, alcançar seu público de interesse sem a necessidade de superproduções visuais. Algumas transmissões do Youtube, inclusive, são em vídeos e trazem um bate-papo informal, entre apresentadores e convidados. Neste formato, ainda é possível adicionar um plus: a interatividade direta com o público que pode também expor sua opinião pelos comentários.
Pelas plataformas de música é possível ainda baixar o conteúdo para ouvir de modo offline. Os assuntos já são variados e não há limite para informações e opiniões – vão desde aulas completas de idiomas, história, tecnologia, moda, política, filmes, séries, músicas, economia, educação, entre outras – até reflexões importantes sobre nossa sociedade como, por exemplo, as questões raciais, feminismo e assuntos de interesse da comunidade LGBTQIA+.
Segundo a plataforma Spotify, em 2020, o ranking de podcasts mais ouvidos foram: Horóscopo Hoje – original da plataforma, com guias para crescimento pessoal e o mundo dos astros; Café da Manhã – com notícias e análises de forma leve e simples sobre os assuntos do Brasil e do mundo; Primocast – sobre finanças, investimentos e empreendedorismo do Grupo Primo Rico, um dos maiores canais do mundo; NerdCast – com conteúdo de história, ciência, cinema e tudo do universo nerd; e Flow Podcast – com um convidado a cada dia onde a conversa é descontraída e livre sobre qualquer assunto.
Vale destacar também outros como: UOL Investiga, Autoconsciente, Xadrez Verbal, Era Uma Vez um Podcast, Futebol no Mundo, O assunto, Xadrez Verbal, Não Ouvo, Do Zero ao Topo, Inglês do Zero, entre outros.
Foto: Pexels |