Cultura - Educação

Misoginia: Livro aborda uma história real de relacionamento abusivo e tipos de manipulações

7 de Julho de 2021

O começo do relacionamento é perfeito, a compatibilidade entre o casal mostra que um foi feito para o outro. O companheiro representa um homem carinhoso, atencioso, apaixonado, cheio de gentilezas e elogios. Conforme o tempo passa, o comportamento se transforma sutilmente, e o romantismo é substituído pela frieza. O homem incrível passa a ser um homem sem escrúpulos e o relacionamento, que aparentemente era saudável, se deteriora culminando em histórias de violência.

Infelizmente esse é um cenário comum para muitas mulheres, assim como foi para Rebeca Ucelli, autora do livro Misoginia: O lado obscuro de um relacionamento. O principal tema abordado no livro são as manipulações e jogos emocionais que autora vivenciou durante anos ao lado de seu companheiro.

A violência não se resume às agressões físicas, aos estupros e às ameaças. Infelizmente existe o lado velado que consiste na manipulação e na chantagem emocional. “O abuso nem sempre fica evidente nas relações, ás vezes está camuflado em atitudes sutis. Há certas situações que não são explícitas, principalmente no início do namoro. A inteligência da mulher seria subestimada se os abusos fossem tão óbvios de serem identificados. O ser humano cai em situações desfavoráveis não por ser ingênuo ou vulnerável, e sim porque tem a manipulação”, Relata Rebeca.

Diante dessa realidade, o objetivo do livro é facilitar o acesso a informação evitando, assim, relações abusivas. É importante a mulher entender e saber interpretar os abusos, dessa forma é possível evitá-los. E para àquelas que já estão neste pesadelo a informação pode amenizar o sofrimento e oferecer caminhos para a solução do problema.

A autora também destaca a palavra misoginia, que é definida como o desprezo, a repulsa e a aversão à imagem feminina. E que, apesar de ser um sentimento negativo por parte do homem, não o impede que sinta atração sexual e se relacione com mulheres. 

O LIVRO

Disponível em e-book, pela Amazon, o livro desperta a curiosidade ao mesmo tempo em que oferece informações valiosas. Misoginia: O lado obscuro de um relacionamento é uma história real que reúne diversos relatos de manipulações e aborda diferentes tipos de jogos emocionais adotados por um misógino, resultando em uma relação abusiva. Cada capítulo apresenta uma característica da misoginia e é ilustrada com a experiência, vivenciada em um namoro de oito anos, de uma jovem com um misógino.

O livro não é um drama e nem se caracteriza como um romance. A história é de caráter informativo, são fatos do dia a dia, expressos através de palavras simples tornando-se uma leitura de fácil compreensão.

A ideia de escrever o livro nasceu da necessidade de informações sobre o tema, que Rebeca Ucelli percebeu ser escassa, e que lamenta não ter tido acesso a esses conhecimentos na época de seu namoro: ‘Se eu soubesse o que era misoginia e tudo o que envolve esse problema eu jamais teria permitido tantos anos de relação, no mínimo teria proposto uma terapia ou simplesmente me afastado’.

Vale ressaltar que identificar um misógino pode ser possível, mesmo não sendo um especialista ou profissional no assunto. As características são bem definidas, facilitando a interpretação das ações adotas.

QUE TIPOS DE ABUSOS PODEM SER ENCONTRADOS NO LIVRO?

Na rotina, pequenas atitudes passam despercebidas e ao longo do tempo vão transformando uma relação normal em uma relação tóxica.

Rebeca afirma que para manter o namoro, de forma pacífica, era necessário ‘pisar em ovos’ constantemente, ela se policiava sobre palavras e até atitudes simples do dia a dia. “Ele se irritava por banalidades, de repente o meu ex namorado passou a ser sensível demais, era a minha roupa, o meu perfume e até mesmo o meu tom de voz que o incomodava. E quando tinha algo que não estava de acordo com o que ele queria, após demonstrar o seu desagrado, ele simplesmente me punia com o seu sumiço, ignorando por dias as minhas tentativas de contato. Era uma agressividade passiva, o silêncio dele era um jeito de me acusar sem usar uma única palavra’.

No livro é possível encontrar vários tipos de abusos: rejeições, insultos disfarçados de conselhos, mudanças de humor repentinas, comportamento instável, controle excessivo, invasão de privacidade, sexo forçado e por fim agressões físicas.  

Ainda segundo a autora, quando se está envolvida em uma relação é difícil enxergar certas atitudes. Levando em consideração que as grosserias partem do homem gentil e incrível, que representava no início da relação, é possível que a mulher não interprete as atitudes como manipulações e abusos, e sim as atribuem a uma personalidade difícil. Além disso, a dependência emocional pode ser um dos fatores que levam a mulher a manter por anos um relacionamento doentio.

misoginia.com.br

@livro_misoginia

Comentários
Assista ao vídeo