A partir de 14 de julho de 2021, há uma suspensão temporária que proíbe a entrada de cães nos Estados Unidos vindos de diversos países, e o Brasil está na lista.
Em uma base extremamente limitada, o CDC tem autoridade para emitir uma aprovação prévia por escrito (Licença de Importação de Cachorro do CDC) para trazer um cachorro de um país de alto risco.
Imagem: Chicago Tribune |
Se você deseja importar um cão de um país de alto risco, você deve solicitar aprovação prévia por escrito (Autorização de Importação de Cachorro do CDC) do CDC enviando um e-mail para CDCanimalimports@cdc.gov pelo menos 30 dias úteis (6 semanas) antes de entrar no Estados Unidos.
Nenhuma licença de importação de cães do CDC é emitida na chegada. Os cães que chegam de países de alto risco sem a aprovação prévia por escrito do CDC terão a entrada negada e devolvidos ao país de partida às custas do importador.
Em 2020, o CDC identificou um aumento significativo em comparação com os 2 anos anteriores no número de cães importados que tiveram sua entrada negada nos Estados Unidos de países de alto risco. Devido aos horários de voos reduzidos, os cães cuja entrada é negada enfrentam tempos de espera mais longos para serem devolvidos ao país de partida, levando a doenças e até mesmo à morte em alguns casos.
O CDC estima que 6% de todos os cães importados para os Estados Unidos chegam de países com alto risco de raiva canina. Os cães vacinados inadequadamente não estão protegidos contra a raiva e são uma ameaça à saúde pública. A raiva é fatal em humanos e animais, e a importação de até mesmo um cão raivoso pode resultar em transmissão para humanos, animais de estimação e animais selvagens. A raiva canina foi eliminada dos Estados Unidos desde 2007. Esta suspensão protegerá a saúde e a segurança dos cães importados, evitando a importação de cães vacinados inadequadamente contra a raiva e protegerá a saúde pública contra a reintrodução da raiva canina.
Fonte: https://www.cdc.gov/importation/bringing-an-animal-into-the-united-states/high-risk-dog-ban-frn.html