Viver - Saúde

1 em cada 4 curados de COVID apresentam queda de cabelo

8 de Junho de 2021

De acordo com pesquisadores de universidades dos Estados Unidos, do México e da Suécia, a queda de cabelo aparece entre os cinco sintomas mais relatados por pacientes após a recuperação da covid-19

Os dados foram divulgados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), e se comprovam pela demanda dos consultórios dermatológicos. Seja pelo estresse fisiológico intenso ou pela sequela deixada pela inflamação que a Covid-19 provoca no organismo, a queda de cabelos tem aumentado cada vez mais nos curados pela doença. A médica Dra. Adriana Vilarinho, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD), explica que o contexto é o que acentua a queda de cabelo nesta pandemia.

A alimentação pode ser um dos fatores

Muita gente deixou os cuidados com a alimentação de lado nessa pandemia. Alguns comeram mais por ansiedade, outros adotaram dietas mais restritivas ou desequilibradas pela crise financeira. "A falta de nutrientes pode comprometer a obtenção de energia e o funcionamento do organismo, afetando a nutrição e a oxigenação de tecidos como pele e cabelos", afirma a médica.

Estresse excessivo

Com a saúde mental abalada e as preocupações em alta, o ciclo sono-vigília e os hábitos em geral foram modificado, o que pode acentuar também essa queda.

"O fio tem três fases: anágena (fio em crescimento), catágena (fio maduro ainda no folículo) e telógena (fio em queda já destacado do folículo). A maioria dos fios está em fase de crescimento no couro cabeludo. O eflúvio telógeno ocorre quando, por alguma razão, os fios que deveriam estar em fase de crescimento pulam para a fase de queda - neste caso ele aparece pela infecção da covid-19", afirma Dra. Adriana.

É preciso cuidar da reposição capilar, que pode demorar até 75 dias para que todo o volume dos fios seja recuperado. "A queda pode começar cerca de três meses após a cura da doença. Considerando, então, que o cabelo saudável cresce cerca de um centímetro por mês, é importante realizar um check up pós-Covid que inclua a avaliação do ciclo capilar, para evitar e prevenir a queda acentuada que, em alguns casos, pode ser irreversível", finaliza a especialista.

Sobre Dra Adriana Vilarinho

Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da AAD - Academia Americana de Dermatologia. CREMESP 78.300/ RQE - SP 27.614

https://www.instagram.com/clinicaadrianavilarinho/?hl=pt-br

https://www.adrianavilarinho.com.br/

• Graduada em Medicina e Residência Médica em Dermatologia pela Faculdade de Medicina do ABC - São Paulo.

• Título de Especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

• Preceptora do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC - 1993 a 2003.

• Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD - e regional de São Paulo.

• Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica - SBCD.

• Membro da American Academy of Dermatology - AAD.

• Autora do livro "Beleza à Flor da Pele" - Ed. Abril.

Comentários
Assista ao vídeo