Cultura -

40tena Cultural traz para o debate a obra de Abdi Nazemian, “Tipo uma história de amor”

7 de Junho de 2021

Dando sequência na temática ao orgulho LGBTQIAP+, a agenda desta semana traz nesta terça-feira (8/6) como convidados, os escritores Vitor Martins e Johnathan Marques.  Na quinta-feira (10/6), o ator e roteirista, Felipe Cabral, participa do quadro Dicas de Leiturinhas. As atividades, todas gratuitas, serão transmitidas pelas redes sociais e plataforma digital da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

A programação da 40tena Cultural, projeto da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, continua com a temática ao orgulho LGBTQIAP+ e apresenta nesta terça-feira (8/6), às 20 horas, o quadro fixo “Defenda seu Best”. Nesta edição, o livro em debate será “Tipo uma história de amor”, de Abdi Nazemian, com a participação do escritor e tradutor, Vitor Martins, e mediação do escritor, Johnathan Marques, conhecido como Johncito. A transmissão, ao vivo, será pelas redes sociais e plataforma digital da entidade.

Vitor Martins - Escritor e Tradutor

A obra “Tipo uma história de amor” apresenta a importância do senso de comunidade entre o público LGBTQIAP+ e acontece em um momento marcante para o movimento: final da década de 1980, quando os Estados Unidos da América enfrentaram o auge da epidemia do vírus da AIDS. “O livro mostra para as gerações atuais como é preciso olhar para os heróis do passado para compreendermos nossa situação e nos prepararmos para o futuro”, explica o escritor Vitor Martins. Ele conta que é o tradutor da obra e, que isso, o aproximou ainda mais da história escrita por Abdi Nazemian.

Johnathan Marques - Johncito escritor

O livro explica, de maneira objetiva, o verdadeiro significado da militância, que para Vitor Martins, é uma palavra que perdeu o sentido durante os anos. “Acompanhamos os adolescentes aprendendo o que é ativismo, vivendo experiências transformadoras e descobrindo o que é possível ser feito por uma comunidade inteira quando o resto do mundo diz que você é ‘novo demais’, revela. O livro ainda aborda o sexo de uma forma “honesta, educativa e sem menosprezar o entendimento dos leitores mais jovens”.

Felipe Cabral é roteirista, ator e criador do canal Eu Leio LGBT

Vitor Martins nasceu em Nova Friburgo (RJ), mas atualmente mora em São Paulo. Formado em Jornalismo e trabalhando com ilustração e tradução, é autor dos livros "Quinze dias", também publicado nos EUA e no Reino Unido como "Here the whole time", e "Um milhão de finais felizes", além de diversos contos.

Dicas de leiturinhas

Na quinta-feira (10/6), às 20 horas, a programação apresenta a atividade “Dicas de leiturinhas: livros LGBTQIAP+ para crianças”, com o ator e roteirista, Felipe Cabral. A atividade, também, será transmitida através das redes sociais e plataforma digital da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, de forma gratuita e aberta para a população.

Felipe Cabral é roteirista, ator e criador do canal Eu Leio LGBT e compartilha dicas de livros com protagonismo LGBTQIAP+. Já escreveu para novelas como “Bom Sucesso” e “Totalmente Demais”. Seu primeiro romance, “O primeiro beijo de Romeu, será lançado no segundo semestre de 2021.

Serviço:

Defenda seu Best, com o livro: “Tipo uma história de amor”, de Abdi Nazemian
Com Vitor Martins, escritor e tradutor, e Johnathan Marques, escritor
Data: 8 de junho, terça-feira
Horário: 20h
Plataformas de exibição: Instagram (@fundacaolivrorp), plataforma digital (www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e Youtube (www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

Dicas de Leiturinhas: livros LGBTQIAP+ para crianças
Com Felipe Cabral, escritor
Data: 10 de junho, quinta-feira
Horário: 20h
Plataformas de exibição: Instagram (@fundacaolivrorp), plataforma digital (www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e Youtube (www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

O projeto 40tena Cultural

O projeto 40tena Cultural, que começou em março de 2020 com uma programação consecutiva, já realizou mais de 120 atividades e interagiu com mais de 40 mil pessoas. O 40tena Cultural, realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, tem como proposta incentivar as pessoas a ficarem em casa durante o período de isolamento social, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19). Semanalmente, são divulgadas atividades que abrangem desde as transmissões ao vivo com artistas e convidados até contação de histórias para crianças, shows, dicas e discussões de livros.

Para acompanhar a programação semanal, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:

Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Plataforma www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Comentários
Assista ao vídeo