Cultura - Música

Luiza Loroza lança primeiro single da carreira em resposta ao pai, Serjão Loroza

1 de Junho de 2021

Também registrada em clipe, “Pureza” foi composta há 30 anos e é recriada pela multiartista

Presente no cenário cultural há cinco anos como atriz, diretora e poeta, Luiza Loroza estreia como cantora com o lançamento do single “Pureza”, também registrado em clipe. A canção foi escrita por seu pai, Serjão Loroza, há 30 anos, antes mesmo do nascimento de Luiza, que, ao encontrá-la durante a pandemia, decidiu recriá-la como resposta, dividindo assim a composição.

A nova versão conecta a obra, até então perdida, do pai – e suas reflexões à época – às memórias de infância da filha, mas sob o seu olhar no tempo presente. “Essa música veio para selar a potência da nossa relação”, revela Luiza.

“Pureza” é, antes de tudo, segundo ela, uma provocação a olharmos para os opostos. “O adulto e a criança, a pureza e a impureza, o quanto de um pode ter no outro, acompanhado de um audiovisual que nos prende à tela e de uma melodia que nos transporta para a nossa essência interior”, reflete a multiartista, que, no estúdio, foi acompanhada pelo pai e o irmão, João Loroza, que não conseguiram conter as lágrimas durante as gravações.

- A Luiza ressignificou a canção. Ela tinha, de certa forma, um quê de uma busca impossível e Luiza deu uma outra perspectiva, de fortalecimento, da pureza como a ligação com a nossa própria essência. Afinal, voltar-se para aquela pequena criança que já fomos pode ser a melhor maneira de se tornar grande – conta, emocionado, Serjão Loroza.  

“Pureza” foi capitaneada pelo percussionista e produtor Pedro Amparo (Agytoê, Mahmundi, Potyguara Bardo), que recrutou um time de peso para materializar a canção, que marca esse novo passo no universo de Luiza. Na canção, os timbres contrastam com a melodia, que transporta para sentimentos ora nostálgicos, ora esperançosos, trazendo uma leveza muito importante para os dias atuais. O single marca também a parceria da artista com o selo Mondé, presente no mercado independente há 10 anos e que disponibiliza o mesmo nas plataformas digitais.

O single vem acompanhado de um clipe dirigido e roteirizado pela própria Luiza, que apresenta oito personagens marcantes delineadas pelos figurinos de Dora de Assis, criados a partir de traços da sua personalidade. A produção ficou a cargo da Kawaida Cultural e ainda contou com a parceria da marca de calçados A-Aurora. O clipe flerta com outras artes, como a poesia, o teatro e as artes visuais, muito presentes no seu cotidiano, além de propor outros imaginários possíveis relacionados à infância. A escolha dos instrumentos e de todos os elementos audiovisuais foi dada pelo arsenal referencial da artista, que mantém sua face diversa: dividindo a autoria com Serjão Loroza, interpretando, dirigindo e roteirizando.

O single está disponível em todas as plataformas digitais e o clipe, nas mídias sociais. Confira em https://backl.ink/146859689

Comentários
Assista ao vídeo