Cultura - Música

80 anos de Bob Dylan

24 de Maio de 2021

Levantamento do Ecad em homenagem ao artista faz um balanço de suas obras musicais no Brasil

Um dos nomes mais importantes da música mundial, Bob Dylan completa 80 anos nesta segunda-feira, dia 24. Cantor, compositor e artista visual, ele vem fazendo história ao longo da carreira e já ganhou prêmios como Grammy, Oscar, Pulitzer, Globo de Ouro e Nobel de Literatura. No ano passado, foi apontado como o único artista a ter um álbum no Top 40 da revista Billboard desde 1960, em todas as décadas. Em sua homenagem, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento especial sobre as suas canções mais tocadas no Brasil.

Nos últimos cinco anos, a música mais tocada de Bob Dylan no país nos principais segmentos de execução pública foi “Knockin' on heaven's door”, uma composição que fez parte da trilha sonora do filme Pat Garrett & Billy The Kid e que ganhou versões famosas feitas pela banda Guns N’ Roses, Eric Clapton e Zé Ramalho. No top 3 deste ranking também ficaram “Blowin' in the wind” e “Romance no deserto”, uma versão da música “Romance in durango” de Bob Dylan, que tem também a autoria de Jacques Levy e Fausto Nilo. É importante ressaltar que os artistas que fazem versões de músicas também são considerados autores.

O Ecad apontou ainda os cinco intérpretes e bandas que mais gravaram as músicas de Bob Dylan. Na liderança, o paraibano Zé Ramalho, que já gravou álbum em homenagem ao norte-americano e fez versões de suas músicas. Em seguida, Rod Stewart, Brent Mydland, The Byrds e Roxy Music.

Bob Dylan é o nome artístico de Robert Allen Zimmerman. O cantor nasceu em Minnesota, nos Estados Unidos, no ano de 1941. No banco de dados do Ecad, ele tem 940 canções e 2.114 gravações cadastradas. A maior parte de seus rendimentos em direitos autorais pela execução pública de suas músicas no Brasil foi proveniente dos segmentos de Rádio, TV e Show, que correspondem a mais de 70% do que foi destinado a ele nos últimos cinco anos. Os valores arrecadados no Brasil são distribuídos pelo Ecad para a associação brasileira que representa o Bob Dylan e esta, por sua vez, repassa esses valores para a associação estrangeira à qual o artista é filiado.

No Brasil, a associação de música que representa Bob Dylan é a Abramus. “Os octogenários. Bob Dylan completa 80 anos. Este acontecimento ocorre quando a Abramus está prestes a comemorar 40 anos de trabalho. Ou seja, Bob Dylan, Roberto Menescal, João Donato, João Roberto Kelly, Nelson Sargento e tantos outros grandes nomes da música, com tal longevidade honram a arte musical com sua incessante atividade e nos honram com seu protagonismo. Viva aos octogenários”, comentou o diretor geral da Abramus, Roberto Mello. 

Ranking de músicas de autoria de Bob Dylan mais tocadas no Brasil nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo).

Comentários
Assista ao vídeo