Business - Agronegócio

Produção de goiaba registra mudanças na safra deste ano

10 de Maio de 2021

Predileta Alimentos estimar o cultivo de 70 toneladas da fruta neste ano, porém crise mundial e fatores climáticos foram cruciais para a colheita de 2021

O Brasil é o maior produtor mundial de goiabas vermelhas, fornecidas para indústria e para consumo in natura, com boa parte da produção localizada no estado de São Paulo, mais especificamente na cidade de Matão, onde está localizada a Predilecta Alimentos.

A fruta faz parte do dia a dia dos produtores desta região e, apesar do cenário mundial, a previsão da Predilecta é colher 70 toneladas de goiaba na safra de 2021. “Tivemos uma quebra devido à estiagem que afetou as regiões de produção e o desenvolvimento da goiaba, mas através das parcerias agrícolas, conseguimos manter a média da colheita”, afirma Bruno Trevizaneli, engenheiro agrônomo do Grupo Predilecta.

A empresa possui um posicionamento diferencial em relação à cadeia produtiva. Ela é responsável por fornecer a muda da goiaba aos parceiros e também acompanhar o cultivo da fruta, orientando o produtor a respeito da poda, irrigação e outros fatores. “Os produtores parceiros representam cerca de 85% do total das goiabas fornecidas”, explica Bruno.

Porém, apesar da previsão de colheita deste ano, a Predilecta teve que adequar seu formato de trabalho para acompanhar as mudanças no mercado. “Reajustamos o preço da matéria prima em todos os casos e sofremos internamento com o dólar em alta, uma vez que os insumos fabris são cobrados na moeda estrangeira ou são importados”, revela o engenheiro.

Bruno ainda esclarece que apesar do setor agropecuário ter aquecido durante a pandemia, com o mercado de goiabas foi diferente. Além dos reajustes citados, a empresa também lidou com a escassez de materiais em alguns casos e com o clima seco, que segundo o agrônomo, foi o verão mais seco nos últimos 15 anos, impactando diretamente na produtividade do fruto.

Sobre o A Predilecta

A Predilecta é hoje um dos maiores produtores de alimentos do país. Entre os alimentos produzidos destacam-se os atomatados, condimentos, doces, conservas, molhos, massas, vegetais e goiabadas. O grupo desenvolve, produz e comercializa produtos de alta qualidade que são elaborados com equipamentos de tecnologia de ponta em conformidade com as mais rigorosas normas de processo de fabricação. Atualmente o grupo é auditado e fiscalizado pelos órgãos mais exigentes, que comprovam a qualidade e a segurança alimentar durante toda a cadeia de produção. Produz também diversos itens com marcas próprias das principais redes supermercadistas do país. O Grupo emprega hoje mais de 4 mil funcionários dentro das 4 unidades e mais de 8 mil colaboradores externos. Exporta seus produtos para mais de 58 países. São 27 anos de tradição no ramo alimentício.

Comentários
Assista ao vídeo