Notícias - Na Mídia

Aos 40 anos, Maringá FM promove extensa programação de aniversário

6 de Maio de 2021

O aniversário de 40 anos da rádio Maringá FM (Maringá/PR) será comemorado em grande estilo. É que para tornar a data memorável, a rádio vai promover diversas ações que serão realizadas durante todo o ano de 2021. “São quatro décadas de sucesso que merecem destaque. Por isso, decidimos criar um projeto com extensa programação de aniversário e, assim, celebrarmos com os ouvintes”, afirma a Diretora de Programação e Conteúdo da Maringá FM, Jany Lima.

Tradicional Show de Aniversário, o Dia do Bem, é um dos maiores eventos do ano em Maringá. Em 2019, o "parabéns" foi puxado por Zezé e Luciano
Foto: Acervo

A estratégia inovadora da Maringá FM foi elaborada em parceria com a Redhook School, escola de marketing de Curitiba (PR) que convidou a rádio para se tornar um case de criação.

Motivos para comemorar não faltam, afinal a Maringá FM acompanhou o crescimento da própria cidade e, durante esses 40 anos de história, se manteve na posição de rádio mais ouvida de Maringá e região, de acordo com a pesquisa Ibope. Assim, conquistou gerações de ouvintes tanto pela pela programação musical quanto pelos eventos da rádio, que se tornaram tradicionais por cair no gosto e no hábito dos maringaenses, como a Barraca Universitária, o Show de Aniversário, o Show de Primavera e o Passeio Ciclístico.

A consistência da rádio também proporcionou o crescimento dos negócios, dando origem ao Grupo Maringá de Comunicação, detentor também das rádios CBN Maringá e Mix FM Maringá, do portal de notícias GMC Online e da produtora GMC Eventos.

A campanha de aniversário será iniciada no final de maio com o tradicional ‘Dia do Bem’ e, na sequência, estão programadas ações com temas diversificados, como amor e família. Jany cita que já está prevista a realização do maior casamento coletivo online de Maringá e região, a divulgação de histórias de ouvintes que foram marcados pela Maringá FM, um campeonato de Minecraft, e um baile de gala.

Haverá também a produção de um documentário em formato websérie, que vai contar a história da rádio. “Além disso, contratamos um estúdio nos Estados Unidos de alta qualidade para desenvolver a nova plástica da sonoplastia da Maringá FM”, adianta. Fundado em Seattle, em 1994, o ReelWorld é o mais relevante estúdio do mundo para produção de jingles para rádios, hoje com base em Londres e clientes em todos os continentes. 

História

Ao longo de 40 anos de história, uma das características mais marcantes e que acompanhou a rádio Maringá FM em toda essa trajetória foi o destaque dos artistas mais populares de cada época. Tanto que a frase: “Se estiver fazendo sucesso, a gente vai tocar”, do diretor geral do Grupo Maringá de Comunicação, Alexandre Barros, resume bem a premissa da rádio.

Quando nasceu, em 1981, a programação da emissora era composta basicamente por música pop e rock, estilos que reinavam nas paradas daquela década. Nos anos 1990, o pagode e o axé vieram com força total, e também ganharam espaço na rádio. Na mesma época, a música sertaneja ganhou o status de música popular e entrou na programação para nunca mais sair – pelo menos até agora.

Apesar de a programação atual ser predominantemente sertaneja, a Maringá FM não se prende a clichês. De acordo com Barros, a proposta da rádio nunca foi ter um estilo definido, mas ser uma emissora relevante para o ouvinte e estar sempre no topo da audiência. “A gente não se prende a preconceitos. Nós acompanhamos aquilo que a nossa faixa de público, que é o jovem adulto, tem por preferência em cada momento. Se uma música de outro estilo despontar, nós certamente vamos tocar. Isso vem dando certo e vamos continuar assim”, revela.

Anos dourados

Embora a Maringá FM esteja completando 40 anos, o seu DNA já tem 70, e se confunde com a própria história da cidade. Isso porque em 15 de junho de 1950 entrou em operação a primeira emissora de rádio de Maringá, a Rádio Cultura AM. A transmissão foi feita de um quarto de madeira de 36 metros quadrados na Avenida Herval, e foi ouvida por meio de alto-falantes instalados ao longo da Avenida Brasil. Entre o time de locutores estava Aloysio Raphael Barros, também conhecido como Barrinhos.

Anos mais tarde, em 1981, Barrinhos realizou o sonho de ter sua própria rádio, fundando a Maringá FM. Seu filho, Alexandre Barros, que cresceu em meio aos estúdios, é quem hoje comanda a emissora e o Grupo Maringá de Comunicação, detentora das afiliadas da CBN e da Rádio Mix na cidade, além da GMC Eventos. E embora o empreendimento tenha crescido, a missão continua a mesma, que é oferecer entretenimento de qualidade, informação e apoio social à comunidade.

Comentários
Assista ao vídeo